Skip to main content
Representação em Portugal logo
Representação em Portugal
Debates públicos

Comissária Europeia e Ministra debatem a Saúde na UE com cidadãos em Lisboa

A Representação da Comissão Europeia em Portugal organiza um debate aberto ao público, em colaboração com o Ministério da Saúde e a Faculdade de Medicina de Lisboa, sobre o tema “A União Europeia da Saúde: prevenir, cuidar e colaborar”. 

  • Política de saúde
  • to
  • Portugal

Informação prática

Onde
Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa
Portugal
Quando
to
Línguas
português, inglês
Preço de entrada
As inscrições são limitadas ao número de lugares disponível.

Descrição

COFE saúde
Faz-te ouvir!

O evento contará com a participação da Comissária Europeia da Saúde, Stella Kyriakides, e da Ministra da Saúde, Marta Temido. A moderação será assegurada pela jornalista Dulce Salzedas.

As inscrições são limitadas ao número de lugares disponível, mas o debate será também transmitido online nas redes sociais da Representação da Comissão (Twitter e Facebook)  e na rede Facebook SNS do Ministério da Saúde.

Este evento insere-se no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa cujo objetivo é permitir aos cidadãos europeus partilharem as suas ideias e ajudarem a definir o nosso futuro comum.

Desde o início da pandemia de Covid-19, a União Europeia (UE) tem vindo a assumir um importante papel de coordenação no apoio aos sistemas de saúde nacionais. A EU ajudou a assegurar o abastecimento de equipamentos médicos, coordenou o financiamento a nível mundial da investigação da vacina contra a Covid-19 permitindo o desenvolvimento de vacinas num tempo recorde, implementou a Estratégia Europeia de Vacinação e lançou o certificado digital permitindo uma abertura das fronteiras e uma recuperação económica mais rápidas.

Tirando as lições da pandemia, a Comissão europeia decidiu propor soluções a longo prazo através da criação da União Europeia da Saúde.  Quais são os seus objetivos? Qual será no futuro o papel do HERA no domínio biomédico? Quais serão as competências alargadas da Agencia Europeia do Medicamento? Como é que o Plano de Recuperação e Resiliência e o novo quadro comunitário plurianual vão apoiar o SNS? O que prevê o Plano Europeu de luta contra o cancro? Estas são alguma das perguntas às quais o debate tentará responder.

Mais informações:

Estratégia Europeia de saúde

UE pela Saúde 2021-2027

Plano Europeu de luta contra o cancro

Estratégia europeia de vacinas contra a COVID-19