Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia25 de setembro de 2019Representação em Portugal

30 milhões de euros para projetos de investigação portugueses no âmbito do programa Horizonte 2020

Foram selecionados para financiamento 14 projetos, coordenados por instituições de Portugal, Bulgária, Chipre, Chéquia, Estónia, Letónia e Polónia. Os temas abordados vão desde a investigação marinha, a genómica ou a saúde até aos biomateriais e o...

Carlos Moedas

Estes 14 projetos reúnem parceiros de países que carecem de atividades de investigação e inovação com outros parceiros de países mais desenvolvidos neste domínio. Destinam-se à criação de centros de excelência científica.

O comissário Carlos Moedas, responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, declarou: «A União Europeia tem por dever apoiar a investigação e a inovação em todos os seus Estados-Membros. Com este instrumento do programa Horizonte 2020, juntamos parceiros de vários países europeus para desenvolver projetos de excelência em regiões que ainda carecem de mais apoio em termos de infraestruturas. Congratulo-me especialmente com o desempenho de Portugal neste instrumento, com mais dois projetos de excelência que permitirão criar novos centros de investigação, consolidar equipas científicas e desenvolver trabalho com impacto na vida dos cidadãos europeus, seja no envelhecimento ativo seja na biodiversidade.»

Os projetos portugueses são os seguintes:

- MIA-Portugal (Multidisciplinary Institute of Ageing) – liderado pela Universidade de Coimbra, em parceria com a Universidade de Newcastle upon Tyne, a Universidade de Groningen e o Instituto Pedro Nunes. Este projeto criará o primeiro centro de excelência em investigação sobre o envelhecimento no Sul da Europa. O objetivo geral do novo centro de excelência consiste em melhorar a saúde e o bem-estar de uma população em envelhecimento e beneficiar do potencial de excelência científica e de inovação para criar oportunidades de negócio. Com base numa posição de liderança internacional no domínio do envelhecimento, irá criar conhecimentos para promover uma vida saudável, desenvolver, validar e fornecer intervenções que melhorem a esperança de vida saudável humana, com especial destaque para os membros da população com a esperança de vida saudável mais baixa, e promover a transferência de inovação para práticas e serviços. Tal contribuirá para reduzir a carga socioeconómica das doenças crónicas e o envelhecimento inadequado da população, promovendo a independência funcional, estimulando a economia e criando novos postos de trabalho altamente qualificados.

- BIOPOLIS – liderado pelo ICETA (Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agroalimentares), da Universidade do Porto, em parceria com a Universidade de Montpellier e a Porto Business School Association. Através do projeto, a unidade de investigação CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) passará a ser um centro de excelência de I&D&I. Com base num plano empresarial ambicioso, o projeto visa o estabelecimento da BIOPOLIS como um dos melhores centros internacionais de excelência em biologia ambiental, investigação sobre ecossistemas e agrobiodiversidade, com capacidade para difundir a excelência para a inovação nos domínios do ambiente, da biodiversidade e da agricultura, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconómico a nível regional e nacional. O centro de excelência fará avançar a compreensão biológica desde os genes até aos ecossistemas e utilizará estes conhecimentos para fazer face a desafios societais prementes através do desenvolvimento de investigação de craveira mundial, do estabelecimento de parcerias estratégicas a longo prazo, do envolvimento das partes interessadas e da transferência e exploração dos resultados da investigação. Este objetivo será alcançado atraindo investigadores talentosos, proporcionando excelentes condições para a investigação, formação, internacionalização e trabalho em rede, alinhando a investigação com os desafios societais e as estratégias de especialização inteligente, desenvolvendo programas de formação avançados ambiciosos, desenvolvendo intensas atividades de comunicação, divulgação e exploração e estabelecendo um programa sólido de parcerias e outros mecanismos para promover a tradução da investigação e inovação em aplicações e oportunidades de negócio. A BIOPOLIS promoverá, assim, a excelência num país com pouca atividade de investigação e promoverá o desenvolvimento económico sustentável.

Cada um destes projetos vai receber um financiamento da UE no valor de 15 milhões de euros.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
25 de setembro de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal