Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia19 de dezembro de 2018Representação em Portugal3 min de leitura

405 mil milhões de euros investidos na economia real da Europa graças aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

Um relatório publicado hoje revela os principais resultados alcançados graças aos cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, a meio do período orçamental de 2014-2020.

euro

Até outubro de 2018, praticamente metade do orçamento dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) para 2014-2020 tinha sido atribuída a projetos concretos. Em finais de 2017, um milhão de empresas, incluindo 74 000 empresas em fase de arranque, tinha beneficiado de apoio para expandir, inovar, lançar novos produtos e criar empregos. No total, foram selecionados 1,7 milhões de projetos de investimento para receber o apoio da UE em toda a Europa, que se vêm somar aos 2,7 milhões de beneficiários de programas de desenvolvimento rural.

O Vice-Presidente Jyrki Katainen, responsável pelo Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, declarou: «Este relatório demonstra que os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento estão a ajudar-nos a alcançar os nossos objetivos de crescimento e emprego por toda a Europa em domínios fundamentais como a investigação e a inovação, sem esquecer a transição para uma economia circular hipocarbónica. Os progressos registados indicam claramente o valor acrescentado dos fundos estruturais quer para as empresas quer para os cidadãos.

Corina Crețu, Comissária responsável pela Política Regional, afirmou: «A política de coesão está a dar frutos. Os números falam por si: a execução dos programas está a progredir à velocidade de cruzeiro, a meio do período orçamental de 2014-2020. Para além destes números excecionais, há as histórias dos milhões de europeus cujas vidas estão a mudar para melhor graças aos investimentos da UE. Eis um sólido argumento a favor de uma política de coesão robusta após 2020.»

Em toda a Europa, os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento contribuíram para sarar as feridas da crise económica e financeira. Em finais de 2017, 15,3 milhões de pessoas – o dobro do ano passado – receberam apoio na procura de emprego ou na aquisição de novas competências. E são 42,5 milhões os cidadãos que agora têm acesso a melhores serviços de saúde.

Em conformidade com os compromissos assumidos pela UE no âmbito do Acordo de Paris, os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento apoiam a transição para uma economia hipocarbónica; 330 000 famílias estão já a colher os benefícios de obras de renovação destinadas a melhorar a eficiência energética, financiadas pela UE, calculando-se em mais de 3 terawatt/horas de energia (o equivalente a uma combustão de cerca de 370 000 toneladas de carvão) as poupanças que irão ser obtidas graças à melhoria da eficiência energética dos edifícios públicos.

A Plataforma de Dados Abertos no domínio da Coesão – foi atualizada hoje para tornar públicos os resultados mais recentes dos programas apoiados pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.

Contexto

Os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento vão investir 647 mil milhões de euros durante o período de 2014-2020, equivalendo a contribuição da UE a 460 mil milhões de euros.

O seu objetivo é fomentar uma convergência socioeconómica duradoura, a resiliência e a coesão territorial. Os fundos são a maior fonte de apoios da UE para domínios fundamentais que requerem investimentos ao abrigo das prioridades políticas da Comissão Juncker.

Ao apoiar a criação de empregos e o crescimento, o investimento no Mercado Único Digital e na União da Energia, reforçando o Mercado Único e a governação económica da UE, estes investimentos dão resposta às necessidades da economia real e incentivam a mudança e as reformas estruturais identificadas durante o processo do Semestre Europeu.

O relatório constitui a terceira síntese anual relativa à execução dos 530 programas nacionais e regionais, com base nos relatórios anuais do programa recebidos em meados de 2018.

Mais informações

Ficha de Informação – A atividade dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

Relatório de síntese de 2018 sobre execução dos programas ao abrigo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento no período de 2014-2017

Informação detalhada

Data de publicação
19 de dezembro de 2018
Autor/Autora
Representação em Portugal