Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia10 de janeiro de 2020Representação em Portugal

Abertura de Lisboa Capital Verde Europeia 2020

No sábado, 11 de janeiro, vão estar em Lisboa Frans Timmermans, vice-presidente executivo da Comissão Europeia para o Pacto Ecológico Europeu, e Virginijus Sinkevičius, comissário europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, para visitar projetos, reunir...

European Green Capital

Às 8h30, o vice-presidente executivo Timmermans visita a ETAR de Alcântara (Fábrica de Água de Alcântara, Avenida de Ceuta) e um dos maiores telhados verdes da Europa, recebido por António Frazão e Hugo Xambre da administração das Águas do Tejo Atlântico.

Às 11h00, o vice-presidente participa na inauguração da exposição do Oceanário de Lisboa «ONE - O Mar como nunca o sentiu», uma instalação da autoria da artista portuguesa Maya Almeida, que apresenta imagens filmadas exclusivamente no mar de Portugal e transmite uma mensagem profunda sobre a ligação ancestral do Homem com o Mar. Estarão também presentes o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o presidente da Fundação Oceano Azul e Oceanário de Lisboa, José Soares dos Santos.

  • Ambas as visitas são abertas à imprensa. Contactar: Rita Fortunato Baptista, 966 822 590

O vice-presidente executivo Timmermans e o comissário Sinkevičius vão, a convite do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, de autocarro elétrico para o Parque Eduardo VII, onde decorre a cerimónia de abertura de «Lisboa Capital Verde Europeia 2020» com início às 15h00 (Alto do Parque Eduardo VII, Jardim Amália Rodrigues, junto à Bandeira de Portugal).

Às 16h10, no Pavilhão Carlos Lopes, o vice-presidente executivo Timmermans e o comissário Sinkevičius participam no Diálogo com os estudantes e na cerimónia de passagem de testemunho de Oslo para Lisboa com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente-governador da Câmara de Oslo, Raymond Johansen, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Às 17h30, o vice-presidente da Comissão e o comissário estão disponíveis para curtas declarações à imprensa na área de imprensa no Pavilhão Carlos Lopes. Contactar: Rita Fortunato Baptista, 966 822 590

O comissário Sinkevičius encontra-se então com o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, e com o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, no Pavilhão Carlos Lopes.

Acreditação para a imprensa: O acesso ao Pavilhão Carlos Lopes pelos jornalistas e outros profissionais da comunicação social requer acreditação prévia. Pedidos: o processo de acreditação é solicitado no seguinte endereço eletrónico: DMComatcm-lisboa [dot] pt (DMCom[at]cm-lisboa[dot]pt)

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
10 de janeiro de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal