Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia5 de julho de 2023Representação em Portugal

AgriJovem 2023: Representação da Comissão Europeia quer sensibilizar jovens para oportunidades profissionais na agricultura

Jovens Agri 2023

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, organiza no dia 13 de Outubro de 2023, em Lisboa, uma iniciativa dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma atividade profissional no setor agrícola em Portugal. As candidaturas estão abertas a partir de hoje e até ao fim de julho de 2023.

Com a colaboração da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGAR) -  Rede Rural Nacional e o apoio do Instituto Superior de Agronomia, a Comissão Europeia convida um grupo de 40 estudantes do ensino superior em Portugal a refletir sobre várias políticas europeias que têm um impacto direto na atividade agrícola no território nacional e europeu.

Através de um programa de conversas e sessões práticas, reuniremos vários protagonistas da politica agrícola nacional e europeia, da academia, agricultores com experiência do setor e jovens agricultores em início de atividade, numa partilha de experiências que permitirá aos participantes enriquecer o seu percurso académico e profissional, de uma forma mais consciente e informada sobre os desafios e oportunidades do setor.

O programa procurará promover uma melhor compreensão e sensibilidade para as políticas europeias, em particular para a razão de ser da Politica Agrícola Comum (PAC) e da Estratégia “do Prado ao Prato”, do Pacto Ecológico Europeu. Desde solos saudáveis, bem-estar animal, novas técnicas genómicas e sistemas alimentares sustentáveis, ao conhecimento, inovação e novas tecnologias, passando pela competitividade e competências, os futuros profissionais do sector agrícola terão oportunidade de abordar todos estas temáticas durante o encontro.

No Ano Europeu das Competências, esta iniciativa irá sublinhar a relevância da aprendizagem ao longo da vida no setor agrícola e, em sentido mais lato, a importância da participação dos jovens no projeto europeu e no impacto concreto da União Europeia e dos seus valores, tendo como pano de fundo as eleições europeias de 2024. Será também uma forma de contribuir para a concretização de um dos objetivos da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: colocar os cidadãos no coração da UE e reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.

 

É impossível conceber a sustentabilidade futura da agricultura e das áreas rurais na Europa sem os jovens. Na União Europeia, apenas um em cada dez agricultores tem menos de 44 anos. A renovação geracional e uma aposta em atrair mais jovens para o sector agrícola constituem prioridades da nova Política Agrícola Comum. A iniciativa AgriJovem 2023, que hoje lançamos, procurará acima de tudo despertar a curiosidade dos jovens estudantes para a importância do sector agrícola no contexto dos novos desafios da transição digital e energética. No Ano Europeu das Competências, a troca de experiências entre futuros profissionais do sector, jovens agricultores, agricultores experientes, académicos e intervenientes políticos parece-nos fundamental para lançar as sementes de uma aprendizagem ao longo da vida e de um percurso profissional informado e consciente.”

Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal

 

 “A difusão de informação e conhecimento sobre novas práticas, tecnologias e inovações e a existência de ligações funcionais entre a investigação e a prática, são fatores determinantes para os nossos agricultores promoveram uma agricultura cada vez mais eficiente e sustentável. O reforço do Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícolas (AKIS-Nacional), através de uma maior articulação e cooperação entre os vários intervenientes no setor agrícola (agricultores, associações, centros de competências, entidades do ensino e investigação, entre outras), permitirá contribuir de forma sinérgica para as necessidades, preocupações e oportunidades dos setores, centrando a atuação na partilha de conhecimento, captação de informação e inovações e na obtenção de resultados que garantam a sustentabilidade do setor.

A iniciativa AgriJovem 2023, ao reunir jovens estudantes do ensino superior da área das ciências agrárias, com diversos representantes do setor, em particular agricultores experientes e jovens agricultores, irá proporcionar um momento único de partilha de experiências e conhecimento que lhes irá permitir ficarem mais cientes sobre os desafios e as oportunidades, assim como a importância da Agricultura do ponto de vista da sustentabilidade económica, ambiental e social.

Maria Custódia Correia, coordenadora da Rede Rural Nacional

 

As candidaturas encontram-se abertas até ao dia 31 de julho de 2023.

Mais informação:

 

Contacto para questões: Joana Cruz-Schilling, Joana [dot] cruz-schillingatec [dot] europa [dot] eu (Joana[dot]cruz-schilling[at]ec[dot]europa[dot]eu)

Informação detalhada

Data de publicação
5 de julho de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal