Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia19 de junho de 2019Representação em Portugal2 min de leitura

Apelo de Tartu para um estilo de vida saudável

Dois anos após ter sido lançado, o Apelo de Tartu tem obtido bons resultados promovendo estilos de vida saudáveis em toda a UE.

#BEACTIVE

No Apelo de Tartu para um estilo de vida saudável, os comissários da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, da Saúde e Segurança dos Alimentos, Vytenis Andriukaitis, e da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, assumiram quinze compromissos para promover hábitos saudáveis através da prática de desporto, da alimentação, da inovação e da investigação.

Os primeiros resultados mostram claramente que, desde o lançamento desta iniciativa, a Comissão tem disponibilizado mais recursos financeiros, contribuído para a sensibilização e recolhido mais dados para combater os regimes alimentares menos saudáveis, a obesidade e a falta de exercício físico.

Principais resultados:

  • Aumento do financiamento: nos últimos dois anos, os fundos consagrados pela UE à promoção de estilos de vida saudáveis têm aumentado constantemente. Por exemplo, o orçamento consagrado a projetos que promovem o exercício físico ao abrigo do capítulo «Desporto» do programa Erasmus + foi praticamente duplicado, tendo passado de 6 milhões de euros em 2017 para quase 11 milhões de euros em 2019. No âmbito da política de promoção da UE para 2019, foram consagrados 8 milhões de euros ao apoio a campanhas alimentares saudáveis. Além disso, o terceiro programa da UE no domínio da saúde cofinancia com 6 milhões de euros uma iniciativa conjunta de países europeus de partilha de boas práticas no domínio da nutrição.
  • Mais sensibilização: com um orçamento anual de 250 milhões de euros, o programa escolar da UE tem apoiado a distribuição de fruta, legumes e leite em escolas de toda a UE, procurando sensibilizar os alunos para os benefícios da alimentação saudável. Só no ano letivo de 2017/18 o programa beneficiou mais de 20 milhões de crianças. O pacote de materiais informativos destinado aos professores, contendo uma série de recursos didáticos e pedagógicos prontos a usar, ajuda a sensibilizar os jovens europeus para a importância dos alimentos, do ambiente e da agricultura para a sociedade e a economia em geral.
  • Melhorar o conhecimento: a cooperação com as outras instituições da UE e o apoio permanente prestado aos Estados-Membros e à sociedade civil, nomeadamente através da recolha e partilha de dados e melhores práticas, são essenciais para promover hábitos mais saudáveis. No âmbito do Apelo de Tartu, a Comissão Europeia publicou novas fichas informativas nacionais, elaboradas conjuntamente com a Organização Mundial da Saúde, que fornecem informações específicas sobre os diferentes países quanto aos níveis de exercício físico praticado e às políticas de promoção na UE. Essas fichas destinam-se a apoiar a definição de políticas baseadas em dados concretos e a proporcionar aos decisores políticos dados sólidos para incentivar um maior número de pessoas a praticar exercício.
Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
19 de junho de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal