Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
Representação em Portugal
Notícia19 de junho de 2019Representação em Portugal

Apelo de Tartu para um estilo de vida saudável

Dois anos após ter sido lançado, o Apelo de Tartu tem obtido bons resultados promovendo estilos de vida saudáveis em toda a UE.

#BEACTIVE

No Apelo de Tartu para um estilo de vida saudável, os comissários da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, da Saúde e Segurança dos Alimentos, Vytenis Andriukaitis, e da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, assumiram quinze compromissos para promover hábitos saudáveis através da prática de desporto, da alimentação, da inovação e da investigação.

Os primeiros resultados mostram claramente que, desde o lançamento desta iniciativa, a Comissão tem disponibilizado mais recursos financeiros, contribuído para a sensibilização e recolhido mais dados para combater os regimes alimentares menos saudáveis, a obesidade e a falta de exercício físico.

Principais resultados:

  • Aumento do financiamento: nos últimos dois anos, os fundos consagrados pela UE à promoção de estilos de vida saudáveis têm aumentado constantemente. Por exemplo, o orçamento consagrado a projetos que promovem o exercício físico ao abrigo do capítulo «Desporto» do programa Erasmus + foi praticamente duplicado, tendo passado de 6 milhões de euros em 2017 para quase 11 milhões de euros em 2019. No âmbito da política de promoção da UE para 2019, foram consagrados 8 milhões de euros ao apoio a campanhas alimentares saudáveis. Além disso, o terceiro programa da UE no domínio da saúde cofinancia com 6 milhões de euros uma iniciativa conjunta de países europeus de partilha de boas práticas no domínio da nutrição.
  • Mais sensibilização: com um orçamento anual de 250 milhões de euros, o programa escolar da UE tem apoiado a distribuição de fruta, legumes e leite em escolas de toda a UE, procurando sensibilizar os alunos para os benefícios da alimentação saudável. Só no ano letivo de 2017/18 o programa beneficiou mais de 20 milhões de crianças. O pacote de materiais informativos destinado aos professores, contendo uma série de recursos didáticos e pedagógicos prontos a usar, ajuda a sensibilizar os jovens europeus para a importância dos alimentos, do ambiente e da agricultura para a sociedade e a economia em geral.
  • Melhorar o conhecimento: a cooperação com as outras instituições da UE e o apoio permanente prestado aos Estados-Membros e à sociedade civil, nomeadamente através da recolha e partilha de dados e melhores práticas, são essenciais para promover hábitos mais saudáveis. No âmbito do Apelo de Tartu, a Comissão Europeia publicou novas fichas informativas nacionais, elaboradas conjuntamente com a Organização Mundial da Saúde, que fornecem informações específicas sobre os diferentes países quanto aos níveis de exercício físico praticado e às políticas de promoção na UE. Essas fichas destinam-se a apoiar a definição de políticas baseadas em dados concretos e a proporcionar aos decisores políticos dados sólidos para incentivar um maior número de pessoas a praticar exercício.
Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
19 de junho de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal