Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia7 de novembro de 2018Representação em Portugal2 min de leitura

Atenas é Capital Europeia da Inovação 2018

Atenas é a vencedora do prémio «Capital Europeia da Inovação 2018», financiado pelo programa de investigação e inovação da UE «Horizonte 2020».

Atenas é Capital Europeia da Inovação 2018

As cidades que obtiveram o segundo lugar - Aarhus (Dinamarca), Hamburgo (Alemanha), Lovaina (Bélgica), Toulouse (França) e Umeå (Suécia) - receberam 100 000 euros cada uma.

O dinheiro do prémio será utilizado para dinamizar as atividades locais no domínio da inovação e colaborar com outras cidades.

A cidade de Atenas atribui grande importância à inovação e à forma como esta pode ajudar as comunidades locais a mudarem e a abrirem-se ao mundo.

Algumas das inovações promovidas incluem:

  • O projeto POLIS², que tem por objetivo revitalizar edifícios abandonados através da concessão de pequenas subvenções aos residentes, às pequenas empresas, às comunidades criativas e a outros grupos da sociedade civil e dar nova vida a todos os bairros de Atenas.
  • A renovação do mercado público de Kypseli, um edifício histórico com 90 anos, levada a cabo com o apoio ativo dos cidadãos de Atenas, que tem por objetivo criar um novo mercado de empreendedorismo social que acolha exposições, seminários, espetáculos de teatro e outras iniciativas.
  • Fazer do complexo Serafio, um parque infantil comunitário popular, um espaço que possa acolher toda uma série de iniciativas tais como a «Athens digital lab», a «Open schools» ou a «Athens culture net», e um espaço para eventos inovador, na sequência de uma decisão conjunta do município e da comunidade local.
  • A iniciativa «Curing the limbo», que dá aos refugiados e migrantes a possibilidade de estabelecerem contactos com outros residentes a fim de aprenderem a língua, desenvolverem novas competências, encontrarem oportunidades de emprego e empenharem-se numa cidadania ativa.
  • O Conselho digital, no âmbito do qual a cidade reuniu empresas e instituições de ensino a fim de oferecer ações de formação em literacia digital e tecnologia cívica, bem como promover inovações sustentáveis, como os ecopontos inteligentes.
  • A campanha «This is Athens» no âmbito da qual a cidade convidou voluntários a falarem sobre o presente e o passado de Atenas a parte do número recorde de 5 milhões de turistas que visitaram Atenas em 2017.
Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
7 de novembro de 2018
Autor/Autora
Representação em Portugal