Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia31 de maio de 2022Representação em Portugal2 min de leitura

Centros Europe Direct de Portugal participam em reunião europeia

GM Milan

Os ensinamentos retirados da pandemia e agora da guerra na Ucrânia relançaram o papel crucial da União Europeia e apelaram à remodelação de determinadas iniciativas e políticas europeias. Neste contexto, a Comissão Europeia convocou uma assembleia geral de todos os seus centros EUROPE DIRECT (mais de 400 em toda a União Europeia, 15 dos quais em Portugal) em Milão, a fim de fazer o balanço da situação e dotar os centros dos instrumentos necessários para adaptarem as suas atividades de comunicação no terreno.   

Nestas circunstâncias sem precedentes, a Comissão pretende relançar a parceria com os organismos públicos, as administrações locais e as ONG que acolhem os centros EUROPE DIRECT e reforçar a sua capacidade de transmitir a mensagem europeia no terreno.

A rede EUROPE DIRECT é uma rede de comunicação cuja missão consiste em tornar a Europa acessível aos cidadãos a nível local, dialogando com os cidadãos sobre a UE, as suas políticas, prioridades e o seu futuro. Esta rede conta com 15 antenas em Portugal e aproxima a União Europeia dos cidadãos em todos os cantos da Europa. Também trabalha em estreita colaboração com os meios de comunicação social locais para combater a desinformação e promove a cidadania europeia ativa nas escolas.

A Assembleia Geral surge numa altura em que a presença física da UE a nível local foi totalmente retomada após dois anos de confinamentos por força da COVID-19, e Milão é o local simbólico onde a pandemia começou na Europa.

O comissário Paolo Gentiloni e a vice-presidente do Parlamento Europeu Pina Picierno estão presentes e discursaram na abertura da conferência.

O  comissário Paolo Gentiloni declarou: «A resposta da UE ao choque económico causado pela COVID-19 não tem precedentes. E estamos a responder com igual determinação à nova crise causada pela agressão da Rússia contra a Ucrânia. Em tempos tão incertos, comunicar a Europa é mais importante do que nunca – e ainda mais difícil. Os nossos centros EUROPE DIRECT têm um papel vital a desempenhar neste esforço, enquanto pontos de contacto fundamentais entre os nossos cidadãos e as instituições da UE. Todos devem saber onde se encontra o seu centro EUROPE DIRECT local, para que saibam onde ir para descobrir o que a UE está a fazer por eles

A Assembleia Geral foi inaugurada na segunda-feira, 30 de maio, com a plantação da «Árvore da Europa» na zona de Bosco Verticale, em Milão. A árvore é um presente de Giuseppe Sala, presidente da Câmara Municipal de Milão, às instituições europeias, como símbolo de solidariedade e paz.

Informação detalhada

Data de publicação
31 de maio de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal