Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia12 de abril de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

Centros EUROPE DIRECT e Alumni Summer CEmp reúnem-se em Sesimbra

A Representação da Comissão Europeia em Portugal reuniu na vila de Sesimbra duas das suas redes mais importantes: os centros EUROPE DIRECT e os Alumni do Summer CEmp.

Sesimbra / Europe Direct / Alumni / Summer CEmp

O evento, que decorreu entre 30 de março e 1 e de abril, começou com a primeira reunião anual da rede EUROPE DIRECT e terminou com o I Encontro dos Alumni Summer CEmp, que acolheu 65 participantes e 10 mentores das cinco edições passadas (2017-2022). Tiveram uma tarde de agenda partilhada com o objetivo de identificarem em conjunto projetos e atividades em que possam colaborar e possíveis sinergias nas várias regiões.

A reunião com EUROPE DIRECT, que contou também com a presença do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, teve como objetivo a partilha de atividades e a coordenação das comemorações do Dia da Europa e das principais ações e eventos programados para 2023.

O programa contou com a participação do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, que desafiou os centros a juntar-se às suas visitas a projetos financiados pela UE espalhados pelo país. O encontro incluiu também uma sessão com o coordenador nacional do Ano Europeu das Competências e Diretor do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Domingos Lopes.

Para os participantes do Summer CEmp, este foi o primeiro encontro dos alumni das edições anteriores. Participantes e mentores debateram, com as suas perspetivas diversas, temas como a política externa da UE, defesa e (ciber)segurança, transições energética e digital, economia, inclusão, direitos humanos, saúde, liberdade de expressão, democracia e valores da UE e trabalharam em conjunto em projetos específicos, sugeridos e a desenvolver pelos próprios e estruturados em torno das prioridades da Comissão e da mobilização em torno do projeto e dos valores europeus.

Estes projetos incluem ações concretas  perante um maior conhecimento e participação nas eleições europeias, coesão territorial em territórios de baixa densidade, presença de jovens a falar da UE no espaço informativo ou formação sobre assuntos europeus para públicos muito diversos.

Informação detalhada

Data de publicação
12 de abril de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal