Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia24 de setembro de 2020Representação em Portugal3 min de leitura

China, EUA, defesa e uma Europa forte na geopolítica: uma conversa entre Madalena Meyer Resende e Raquel Vaz Pinto no podcast #AEuropaaos70

Estreia hoje, 24 de setembro, o sexto episódio do podcast “A Europa aos 70” - #AEuropaaos70 - da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com uma conversa sobre Política Externa e Defesa, entre Madalena Meyer Resende e Raquel Vaz Pinto...

A Europa aos 70

O episódio está disponível em vídeo na conta da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e em áudio nas plataformas de podcast.

A Presidente da Comissão Europeia foi clara quando dedicou uma grande parte do seu discurso do Estado da União Europeia a 16 de setembro a temas da política externa: é, para ela, essencial que a União Europeia tenha uma voz mais forte e assertiva nas dinâmicas da geopolítica. Raquel Vaz Pinto destaca como a política externa “é realmente aquela dimensão da Europa que nos falta construir e que é mais difícil porque no fundo implica a partilha daquilo que é considerado o último reduto da soberania dos Estados-membros”.

A União Europeia deve marcar a sua posição diferenciadora, líder em alguns dos temas mais essências como a luta contra as alterações climáticas e a defesa dos direitos humanos. Deve, no entanto, ter uma voz clara: “há um conflito crescente entre os EUA e a China e a Europa tem dito que não se quer tornar refém desse conflito, no fundo colocando-se numa posição de neutralidade. Eu acho que aqui a Europa não pode fazer isso”, diz Madalena Meyer Resende. E sugere: “os EUA são o nosso maior e mais antigo aliado, muito importante na nossa segurança. Temos de tomar o partido pelos EUA; é importante marcar a nossa posição como parte da comunidade ocidental”.

O que sublinham é que, nas palavras de Raquel Vaz Pinto, “há, de facto, um modo de vida e um modo de estar europeu que é diferente dos EUA, por exemplo, ou do Brasil, e certamente da China. E esse modo de vida vale a pena salvaguardar”. Esta pandemia mostrou-nos esse elemento fundamental de apoio e de salvaguarda. “A tal solidariedade que nós durante tanto tempo beneficiámos da Europa, mas que, se calhar, nunca tínhamos pensado nela de forma tão viva”. A pandemia mostrou-nos que, neste mundo de hoje globalizado, não estamos sozinhos, nem para o bem, nem para o mal.

Uma conversa a ver e ouvir na íntegra no canal da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e disponível nas plataformas de podcast. O sétimo episódio sairá no dia 1 de outubro e trata de Espaço Público Europeu e Cultura com Catarina Carvalho e Mafalda Dâmaso.

Contexto:

O podcast “A Europa aos 70” - #AEuropaaos70- da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasce no verão de 2020 para pensar a União Europeia pós-covid, dos 70 anos da Declaração Schuman ao #NextGenerationEU. Em 10 episódios, Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, modera conversas sobre o projeto europeu tocando em temas tão diversos como: da coesão à economia, do ambiente à saúde, da cultura à ciência.

O primeiro dos 10 episódios conta com uma animada conversa entre Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, e Henrique Raposo, escritor e comentador. O segundo sobre o tema da Saúde, teve como convidados André Peralta Santos e Pedro Pita Barros e o terceiro debateu Economia com Susana Peralta e Vítor Bento. O papel da Ciência no contexto atual foi a que se dedicou o quarto episódio com Maria Manuel Mota e Carlos Moedas e a Reforma Institucional e Estado de Direito fomentou, no quinto, a conversa com Miguel Poiares Maduro e Rui Tavares.

Disponível, a partir de 6 de agosto, com vídeo na conta da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e em áudio nas plataformas de podcast. Acompanhe os teasers e os lançamentos nas contas da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Facebook, Twitter, e Instagram e com o #AEuropaaos70.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
24 de setembro de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal