Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia29 de novembro de 2019Representação em Portugal2 min de leitura

Cidadãos europeus mostram apoio sem precedentes ao euro

Segundo os resultados mais recentes do Eurobarómetro, mais de três em cada quatro cidadãos acham que a moeda única é boa para a União Europeia. Trata-se do apoio mais elevado desde que as notas e moedas de euro foram introduzidas, em 2002...

Pessoas

Segundo os resultados do último inquérito Eurobarómetro relativo à área do euro, 76 % dos inquiridos acham que a moeda única é benéfica para a UE.

Uma maioria de 65 % dos cidadãos da área do euro considera a moeda comum benéfica para o seu país, sendo este, igualmente, o número mais elevado de sempre.

O euro tem o apoio da maioria dos cidadãos dos 19 Estados-Membros da área do euro.

O euro facilita a vida
Sendo uma moeda ainda jovem, o euro acaba de celebrar 20 anos. Os europeus veem, contudo, muito claramente os benefícios práticos que o euro introduziu na vida quotidiana. Quatro quintos dos inquiridos consideram que o euro veio facilitar os negócios além-fronteiras, a comparação dos preços e as compras efetuadas noutros países, incluindo pela Internet.

Uma maioria absoluta na área do euro também considera que a moeda única tornou as viagens mais fáceis e mais baratas.

Mas a moeda única significa muito mais do que as notas e moedas que temos no bolso: é um símbolo da unidade e da força mundial da Europa.

Atualmente, é já a moeda de 340 milhões de europeus de 19 Estados-Membros diferentes. O euro trouxe-nos a todos benefícios tangíveis: preços estáveis, custos de transação menores, proteção das poupanças, mercados mais transparentes e competitivos, aumento das trocas comerciais, viagens mais fáceis e padrões de vida mais elevados. Cerca de 60 países de todo o mundo têm, de algum modo, a respetiva divisa ligada ao euro.

Forte apoio às reformas, à coordenação das políticas económicas e também à supressão das moedas de um e dois cêntimos
Inquiridos sobre a sua opinião quanto à coordenação das políticas económicas, incluindo as políticas orçamentais, 69 % dos europeus preconizam uma maior coordenação na área do euro, ao passo que apenas 7 % defenderam menos cooperação.

Existe igualmente um forte apoio (80 %) às reformas económicas destinadas a melhorar o desempenho das economias nacionais. Isto também se reflete nos resultados nacionais, havendo maiorias claras em todos os países da área do euro.

Uma maioria de 65 % dos inquiridos mostra-se favorável à eliminação das inconvenientes moedas de um e dois cêntimos, mediante o arredondamento obrigatório do preço final das compras efetuadas nas lojas e nos supermercados para os cinco cêntimos mais próximos.

Em 16 dos 19 países da área do euro esta ideia tem o apoio da maioria absoluta dos inquiridos.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
29 de novembro de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal