Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia27 de março de 2024Representação em Portugal1 min de leitura

Cidadãos europeus satisfeitos com qualidade de vida e situação económica nas suas regiões

UE

Segundo um inquérito Eurobarómetro realizado a nível regional e publicado hoje pela Comissão, 82 % dos europeus consideram que a qualidade de vida na sua região é boa  (83 % em portugal) e 65 % têm uma perceção positiva da situação económica regional. A confiança nos órgãos de poder local e regional continua a ser elevada, tal como a confiança na UE, com 58 % dos inquiridos a confiarem nos órgãos de poder local e regional e 38 % a afirmarem que não confiam neles. Registam-se as mesmas proporções em termos de confiança na UE.

As dimensões consideradas cruciais para o futuro da Europa são a economia, a justiça social e o emprego (29 %), as alterações climáticas e o ambiente (24 %), bem como a educação e a cultura (24 %).

Por último, o otimismo prevalece quanto ao futuro das regiões (66 %) e da UE (55 %), enquanto a imagem da UE continua a ser largamente positiva (47 %).

Este Eurobarómetro Flash fornece uma visão pormenorizada dos pontos de vista dos cidadãos europeus de três em três anos. Esta edição foi realizada de 11 de janeiro a 15 de fevereiro de 2024, com 62 091 participantes em 194 regiões.

O documento com os dados referentes a Portugal estão disponíveis nesta página.

Mais informações no comunicado de imprensa e nos resultados do inquérito.

Informação detalhada

Data de publicação
27 de março de 2024
Autor/Autora
Representação em Portugal