Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia23 de maio de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

Comissão atribui mais 1,5 mil milhões de euros em assistência macrofinanceira à Ucrânia

Ucrânia

A Comissão efetuou hoje um quarto pagamento de 1,5 mil milhões de euros ao abrigo do pacote de assistência macrofinanceira+ a favor da Ucrânia, com um valor que pode ir até aos 18 mil milhões de euros.

Com este instrumento, a UE procura ajudar a Ucrânia a cobrir as suas necessidades imediatas de financiamento, com um apoio financeiro estável, previsível e significativo em 2023. Este apoio ajudará a Ucrânia a continuar a pagar salários e pensões e a manter em funcionamento os serviços públicos essenciais, como hospitais, escolas e habitação para as pessoas deslocadas. Permitirá igualmente à Ucrânia assegurar a estabilidade macroeconómica e restaurar as infraestruturas críticas destruídas pela Rússia na sua guerra de agressão, como as infraestruturas energéticas, os sistemas de abastecimento de água, as redes de transportes, as estradas e as pontes.

Nas palavras da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: «A Ucrânia está a lutar corajosamente contra a guerra de agressão da Rússia. A Europa continua ao lado da Ucrânia. Desde o início deste ano, pagámos 7,5 mil milhões de euros em assistência macrofinanceira. Este financiamento contribui significativamente para cobrir as necessidades financeiras imediatas da Ucrânia. E não ficaremos por aqui.»

Mais informações na ficha informativa.

Informação detalhada

Data de publicação
23 de maio de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal