Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia15 de março de 2023Representação em Portugal

Comissão publica Relatório Geral 2022: solidariedade da UE em ação numa altura de desafios geopolíticos

EU flag / bandeira / Europa

A Comissão publicou hoje a edição de 2022 do Relatório Geral sobre a Atividade da União Europeia, em conformidade com disposto no Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia. O relatório apresenta as principais atividades da UE em 2022, com uma forte ênfase na resposta da UE à guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e na solidariedade inabalável para com a Ucrânia.

Em especial, a UE adotou mais de 200 medidas para ajudar o Estado e o povo ucranianos e apoiar os Estados-Membros a lidar com as consequências, especialmente para a economia e a segurança energética da Europa. Cerca de 4 milhões de pessoas que fugiram da guerra receberam proteção temporária nos Estados-Membros. A UE adotou nove pacotes de sanções severas para reduzir a capacidade da Rússia para travar a guerra e mobilizou cerca de 50 mil milhões de euros para apoiar a Ucrânia. A UE também agiu de forma decisiva para eliminar progressivamente a sua dependência dos combustíveis fósseis russos, apoiar os cidadãos que enfrentam elevados preços da energia e acelerar a transição da UE para as energias limpas.

Graças ao seu plano REPowerEU, diversificou progressivamente os seus fornecimentos, atingiu níveis recorde de armazenamento de gás (superiores a 95 % em novembro) e ultrapassou o objetivo de redução do consumo de gás. A UE continuou também a concretizar a sua agenda ecológica e o crescimento sustentável e inclusivo, bem como a execução bem-sucedida do plano de recuperação NextGenerationEU, no valor de 800 mil milhões de euros. A UE manteve o rumo do Pacto Ecológico: as suas emissões internas líquidas foram 30 % inferiores às de 1990 e a UE está no bom caminho para cumprir o objetivo de 2030. A UE aumentou também para 45 % a meta para 2030 em matéria de energias renováveis em comparação com a meta anterior de 40 %. No setor digital, o ano de 2022 foi marcado pela adoção do Regulamento Serviços Digitais e do Regulamento Mercados Digitais, juntamente com nova legislação relativa aos carregadores universais. Em termos de igualdade, foram tomadas medidas decisivas relativamente à diretiva relativa às mulheres nos conselhos de administração, às medidas de transparência salarial e à diretiva relativa a salários mínimos adequados.

O relatório está disponível em todas as línguas oficiais da UE como publicação ilustrada e com uma versão em linha.

Informação detalhada

Data de publicação
15 de março de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal