Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia12 de maio de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

Comissária Elisa Ferreira lança ciclo de 2024 para o Instrumento de Assistência Técnica e anuncia resultados do inquérito Eurobarómetro sobre necessidades de reforma

bandeiras UE

Na conferência anual sobre o Instrumento de Assistência Técnica, hoje realizada, intitulada «Administração pública preparada para o futuro e adaptável à mudança», a comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, lançou o novo ciclo anual de projetos de reforma que os Estados-Membros podem apresentar até ao final de outubro de 2023 ao abrigo do Instrumento de Assistência Técnica (IAT).

Durante a conferência, a Comissão apresentou 12 novos projetos emblemáticos do IAT para 2024 que abrangem domínios prioritários da UE, como a transição ecológica, a digitalização e o desenvolvimento de competências. Em especial, os projetos emblemáticos para 2024 colocam a tónica na preparação da administração pública para o futuro. Tal inclui a continuação do projeto emblemático PACE — Cooperação e Intercâmbios entre as Administrações Públicas, cuja aplicação se reveste de grande êxito.

No âmbito da conferência, a comissária Elisa Ferreira apresentou igualmente os resultados do inquérito Eurobarómetro Flash sobre «Compreender os pontos de vista dos europeus sobre as necessidades de reforma», que salienta que os europeus valorizam o facto de a UE disponibilizar conhecimentos especializados e ajudar os Estados-Membros na conceção e execução de reformas numa vasta gama de domínios de intervenção.

Está disponível um comunicado de imprensa sobre os resultados do Eurobarómetro.

Informação detalhada

Data de publicação
12 de maio de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal