Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia16 de fevereiro de 2022Representação em Portugal4 min de leitura

Comissária Elisa Ferreira visita Bragança e participa em evento sobre futuro da Europa

Elisa Ferreira

Elisa Ferreira, a Comissária Europeia responsável pela Coesão e Reformas, estará em Bragança, na próxima sexta-feira, dia 18 de fevereiro, para encontros com entidades locais, visita a projetos apoiados pela União Europeia e para participar num debate com cidadãos no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa: “De Bragança a Bruxelas: por uma Europa mais coesa e mais social".

O programa arranca às 11h00, com uma visita ao Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia-EcoPark (Av. Cidade de León, 506, Bragança), para conhecer o projeto e conversar com algumas das empresas aí instaladas. Apoiado por fundos europeus, o Brigantia-EcoPark faz parte do Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro. Tem por objetivo desenvolver uma comunidade de base tecnológica para sustentar o crescimento económico e social da região, aproveitando os recursos e a envolvente universitária para desenvolver oportunidades de colaboração entre as empresas e as instituições.  Aberto a pequenas, médias e grandes empresas, mas também a empreendedores que procuram desenvolver a sua ideia de negócio, acolhe atualmente cerca de 70 empresas nacionais e estrangeiras de uma grande variedade de setores e em fases muito distintas do seu processo de crescimento. A Comissária Elisa Ferreira será recebida por Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança e também presidente da direção do Brigantia-EcoPark, e Alex Rodrigues, Diretor do Brigantia-EcoPark, que a acompanharão nesta visita.

Às 14h30, no Auditório Paulo Quintela, decorre o evento “De Bragança a Bruxelas: por uma Europa mais coesa e mais social", no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa. Além de Elisa Ferreira, o debate contará igualmente com a participação de Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Sandra Pereira, deputada ao Parlamento Europeu, Cristina Mendes da Silva, deputada à Assembleia da República, e Sara Falcão Casaca, Vice-Presidente do Conselho Económico e Social. No encontro serão abordadas temáticas relacionadas com a política regional europeia e a coesão territorial e com a política social europeia, analisando as lições tiradas, os desafios que enfrentamos e as soluções conjuntas que podemos encontrar.

Moderado por Diana Duarte, o evento pode igualmente ser acompanhado via streaming nas contas de Facebook e de Twitter da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

No final da tarde, a Comissária visita ainda alguns equipamentos culturais da região apoiados por fundos europeus, nomeadamente o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

A Comissária encontra-se disponível para declarações aos jornalistas presentes após a visita ao Brigantia Eco-Park e no final do evento no auditório Paulo Quintela. Para mais informações contactar Daniel Rosário – daniel [dot] rosarioatec [dot] europa [dot] eu (daniel[dot]rosario[at]ec[dot]europa[dot]eu), 936 540 378.

Contexto

O evento “De Bragança a Bruxelas: por uma Europa mais coesa e mais social" acontece dois dias antes do prazo para incluir contribuições na plataforma digital da Conferência sobre o Futuro da Europa: apenas as apresentadas até 20 de Fevereiro serão tidas em conta no relatório que será publicado a 17 de Março, permitindo que sejam publicadas em todas as línguas oficiais e que alimentem as Plenárias e Grupos de Trabalho da Conferência. No entanto, a possibilidade de contribuir na plataforma permanecerá aberta após essa data para permitir que o debate continue em linha. Um relatório resumindo estas contribuições será preparado após o dia 9 de Maio.

Este evento em Bragança é organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e está integrado no ciclo de debates nacionais da Conferência sobre o Futuro da Europa. Lançado a 28 de julho, este ciclo inclui eventos em vários pontos do país envolvendo um conjunto de entidades:

  • Gabinete da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus
  • Assembleia da República
  • Conselho Económico e Social
  • Parlamento Europeu em Portugal
  • Representação da Comissão Europeia em Portugal
  • Associação Nacional de Municípios Portugueses
  • Conselho Nacional de Juventude

A Conferência sobre o Futuro da Europa é um exercício da União Europeia centrado nos cidadãos, com uma dinâmica que parte da base para o topo, afirmando-se como um diálogo aberto, inclusivo e transparente que visa contribuir para um melhor conhecimento das preocupações e anseios da sociedade civil. Esta iniciativa pretende dar prioridade à participação dos cidadãos, com especial destaque aos jovens, e refletir a diversidade europeia, em termos de origem geográfica, género, idade, contexto socioeconómico e/ou nível de educação dos cidadãos. Tem ainda como objetivo levar a Europa para lá das suas capitais, chegando a todos os cantos da UE e reforçar a ligação entre os europeus e as instituições.

Três relatórios provisórios sobre a Plataforma Digital Multilingue foram preparados até agora desde o seu início, em Abril de 2021, e foram integrados nos trabalhos dos Painéis de Cidadãos e nas Plenárias da Conferência. As últimas 2 sessões dos Painéis de Cidadãos Europeus têm lugar a 11-13 de Fevereiro e a 25-27 de Fevereiro.

Informação detalhada

Data de publicação
16 de fevereiro de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal