Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia22 de fevereiro de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

Comissário europeu responsável pelo Ambiente, Oceanos e Pescas em Portugal

virginijus sinkevicius

Virginijus Sinkevičius, o comissário europeu responsável pela pasta do Ambiente, Oceanos e Pescas, estará em visita oficial a Portugal nos dias 23 e 24 de fevereiro.

A visita arranca no dia 23 de fevereiro, às 9h30, na Assembleia da República, com uma reunião com as comissões parlamentares dos Assuntos Europeus, Ambiente e Energia e Agricultura e Pescas. Às 11h00, o Comissário visita a Fábrica da Água de Alcântara, com a gestão sustentável da água como pano de fundo, onde será recebido por Alexandra Serra, Presidente das Águas do Tejo Atlântico.

Durante a tarde estão agendadas reuniões bilaterais com membros do governo, nomeadamente o Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, o Comissário Sinkevičius estará no Norte do país para participar, entre as 11h30 e as 12h45, no Palácio de Cristal no Porto, no evento de assinatura do “Compromisso Verde com o Planeta”, que contará também com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Trata-se de um compromisso do setor do calçado promovido pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e os seus sucedâneos (APICCAPS), que representa dezenas de empresas que se comprometem a promover métodos de produção sustentáveis, como o BioShoes4all, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, financiado pela União Europeia.

Antes da cerimónia de assinatura, o Comissário visita uma das empresas promotoras deste Pacto, a fábrica de calçado KYAIA, em Guimarães, às 9h00.

Da parte da tarde, o Comissário vai assistir a uma ação de treino com fogo controlado (caso as condições meteorológicas o permitam), em São Pedro do Sul, às 14h15, parte do projeto LIFE Landscape Fire, financiado pela União Europeia, para explorar novas metodologias de prevenção de a fogos florestais.

Informação detalhada

Data de publicação
22 de fevereiro de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal