Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia21 de abril de 2016Representação em Portugal8 min de leitura

Comissário Moedas na Madeira

O Comissário europeu Carlos Moedas levou o Roteiro da Ciência à Madeira a 21 e 22 de abril a convite do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque. Nesta agenda dedicada à investigação, ciência e inovação, o Comissário teve encontros...

Comissário Moedas na Madeira ©UE

A Europa investe no sucesso de Portugal e o Roteiro da Ciência materializa esse empenho com a visita do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação Carlos Moedas a várias cidades portuguesas, permitindo-lhe conhecer e dar a conhecer em detalhe a excelência da ciência e da inovação que se produz em Portugal. O Roteiro da Ciência acontece no período em que se comemoram os 30 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE).

A Região Autónoma da Madeira é a segunda região a receber o Roteiro da Ciência, uma iniciativa que permitirá explicar a ação da Comissão Europeia na promoção da Investigação, Ciência, e Inovação, nomeadamente os instrumentos europeus em vigor (Horizonte 2020, Fundos Estruturais e Plano de Investimento Juncker), conhecer casos de sucesso de instituições públicas e privadas, assim como de investigadores e empresas, promovendo o contacto entre instituições regionais, nacionais e europeias. Carlos Moedas é o responsável pelo Horizonte 2020, o programa da União Europeia para a investigação, ciência e inovação. Ao longo de sete anos, são investidos quase 80 mil milhões de euros em projetos de investigação e inovação destinados a apoiar a competitividade económica da Europa e a alargar as fronteiras do conhecimento humano.

O Comissário Moedas conheceu em detalhe os desafios com que a Região Autónoma da Madeira (RAM) se depara e deu a conhecer os diferentes instrumentos europeus disponíveis:

É com grande satisfação que visito a Região Autónoma da Madeira no âmbito dos Roteiros da Ciência. Investir na ciência e inovação é a melhor forma de promover o crescimento sustentável. O Horizonte 2020, que tenho o privilégio de gerir, é um dos maiores programas do mundo de financiamento à investigação e à inovação. Com esta visita procuro conhecer melhor os cientistas e empreendedores madeirenses e dar a conhecer as múltiplas oportunidades proporcionadas pela União Europeia.

A visita iniciou-se no dia 21 de abril com uma reunião bilateral com vários membros do Governo Regional da Madeira na residência oficial do seu Presidente. As expectativas do Presidente do Governo Regional podem ser vistas aqui. Os Secretários Regionais Sérgio Marques e Jorge Carvalho também já falaram sobre a importância desta visita. À reunião seguiu-se um ponto de imprensa na Quinta Vigia.

Seguiu-se uma manhã dedicada à comunidade de investigação, que se iniciou com uma reunião que juntou o Secretário Regional da Educação, o Reitor da Universidade da Madeira e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI). Na presença do Presidente do Governo Regional, foi feita uma visita a quatro instituições de investigação da Universidade da Madeira: Centro de Química da Madeira; Isolexis/Banco de Germoplasma; Laboratório de Genética Humana e Laboratório de Crescimento Físico Humano e Desenvolvimento Motor. Seguiu-se uma visita ao M-ITI – Madeira Interactive Technologies Institute, um instituto de inovação, pioneiro na Madeira na participação em programas europeus, em particular os fundos Creative Europe, Bolsas Marie Curie e o Instrumento PME. O Comissário europeu visitou ainda o Observatório Oceânico da Madeira e almoçou depois com investigadores das instituições madeirenses.

Sempre acompanhado por representantes do Governo Regional, o Comissário europeu dedicou também a sua agenda a várias empresas madeirenses de diferente dimensão. Ainda no espaço do Madeira Tecnopolo, o Comissário fez uma visita ao Centro de Empresas e Inovação da Madeira e à empresa madeirense Awaiba, líder mundial na produção de câmaras óticas microscópicas. Na Ribeira Brava visitou a empresa ACIN – iCloud Solutions, uma empresa de software. Carlos Moedas pretendeu conhecer empresas inovadoras vocacionadas para a sustentabilidade energética e para a valorização dos recursos regionais. Por isso visitou a Central dos Socorridos da Empresa de Electricidade da Madeira, onde lhe foram apresentados projetos de acumulação de energia e de sustentabilidade energética. No dia 22 conheceu também a empresa MadeBiotech, uma empresa de I&D nas áreas da Química Verde, da Biotecnologia, da Biorefinaria e da Energia.

Ainda no final do dia 21, o Comissário reuniu-se com a Câmara de Comércio e Indústria do Funchal e com a Associação de Jovens Empresários.

O Comissário Carlos Moedas juntou-se ao Presidente do Governo Regional para um ponto de imprensa no aeroporto do Funchal, antes da sua partida para Lisboa, no dia 22.

Programa (Álbum de Fotografias)

QUINTA-FEIRA – 21/04/2016

08h00-09h30

Audiência com Dr. Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional
Reunião de trabalho com o Governo Regional
Local: Quinta Vigia

09h30

Ponto de Imprensa
Local: Quinta Vigia

10h00

Reunião com Dr. Jorge Carvalho, Secretário Regional da Educação, Professor José Carmo, Reitor da Universidade da Madeira, e a direção da Agência Regional para o desenvolvimento da Inovação e Tecnologia (ARDITI)
Local: Universidade da Madeira / Campus Penteada

10h30-11h40

Visita a centros de investigação da Universidade da Madeira
Local: Universidade da Madeira / Campus Penteada

11h45-12h25

Visita ao Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI)
Local: Madeira Tecnopolo

12h25-12h45

Visita ao Observatório Oceânico da Madeira
Local: Madeira Tecnopolo

12h45-13h15

Visita ao Centro de Empresas e Inovação e à AWAIBA
Local: Madeira Tecnopolo

13h30-15h00

Almoço oferecido pelo Comissário europeu Carlos Moedas aos investigadores

15h30-16h30

Visita à Empresa de Eletricidade da Madeira
Local: Central dos Socorridos

17h00-18h00

Visita à empresa ACIN – iCloud solutions
Local: Ribeira Brava

18h30–19h30

Reunião com a Câmara Comércio Indústria Madeira (ACIF) e a Associação de Jovens Empresários Madeirenses (AJEM)
Local: sede da ACIF (Funchal)

20h30

Jantar oficial oferecido pelo Dr. Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional
Local: Quinta Vigia

SEXTA-FEIRA – 22/04/2016

08h45–10h00

Visita à empresa Madebiotech e ao seu spinnof NatureExtracts
Local: Caniçal

10h15-10h45

Ponto de Imprensa
Local: Aeroporto do Funchal

11h15

Partida para Lisboa

Contactos para a imprensa

Alfredo Sousa, Membro do Gabinete do Comissário Carlos Moedas
alfredo [dot] sousaatec [dot] europa [dot] eu (alfredo[dot]sousa[at]ec[dot]europa[dot]eu) | + 32 460 757 628

Raquel Patrício Gomes, Representação da Comissão Europeia em Portugal
raquel-maria [dot] patricio-gomesatec [dot] europa [dot] eu (raquel-maria[dot]patricio-gomes[at]ec[dot]europa[dot]eu) | 93 332 36 36
Acompanhe o Roteiro da Ciência nas redes sociais com o hashtag oficial #RoteiroCiencia.

***

O que é o Roteiro da Ciência?

O Roteiro da Ciência consiste na visita do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, às cidades portuguesas mais inovadoras e ativas na produção científica de excelência.

O Roteiro da Ciência acontece no período em que se comemoram os 30 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE). Desde 1986, o País mudou e a forma como se faz ciência também. Desde 1986, Portugal já recebeu mais de 945 milhões de euros dos programas-quadro europeus de investigação e inovação.

Portugal está hoje bem posicionado para beneficiar de todas as potencialidades oferecidas pelo Horizonte 2020, apostando numa economia assente na diferenciação pelo investimento na inovação.

O que é o Horizonte 2020?

O programa da União Europeia para a investigação, ciência e inovação, chamado Horizonte 2020, foi lançado em 1 de janeiro de 2014. Ao longo de sete anos, são investidos quase 80 mil milhões de euros em projetos de investigação e inovação destinados a apoiar a competitividade económica da Europa e a alargar as fronteiras do conhecimento humano. O orçamento da UE para a investigação visa sobretudo melhorar as condições de vida dos cidadãos em domínios como a saúde, o ambiente, os transportes, a alimentação e a energia. As parcerias de investigação com os setores farmacêutico, aeroespacial, automóvel e da eletrónica também encorajam o investimento do setor privado em prol do crescimento e da criação de empregos altamente qualificados no futuro.

Quem é Carlos Moedas?

Carlos Moedas, o atual Comissário Português na Comissão Europeia, nasceu em 1970 em Beja. Estudou Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, tendo concluído a licenciatura em 1993. Fez Erasmus em França e terminou a sua licenciatura na École Nationale des Ponts et Chaussées em Paris. Em 2000 tirou um Master in Business Administration (MBA) na universidade de Harvard Business School (Boston, Estados Unidos da América). Trabalhou em Londres, no banco de investimento Goldman Sachs, na área de fusões e aquisições, e esteve também no Deutsche Bank. Quando regressou a Portugal, em agosto de 2004, dirigiu a consultora imobiliária Aguirre Newman. Em 2008 criou a Crimson Investment Management, uma empresa de gestão de investimentos.

Foi cabeça de lista por Beja nas legislativas de 2011, e eleito deputado à Assembleia da República. Foi nomeado Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro do XIX Governo Constitucional.

Iniciou o seu mandato de Comissário europeu a 1 de novembro de 2014 com a pasta da Investigação, Ciência e Inovação.

O programa Horizonte 2020, o maior programa de fomento da ciência e inovação do mundo, é gerido pelo Comissário Carlos Moedas.

Ligações úteis

Informação detalhada

Data de publicação
21 de abril de 2016
Autor/Autora
Representação em Portugal