Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia24 de junho de 2020Representação em Portugal

Concurso aberto para financiamento de projetos de cinema

Enquadrado no Europa Criativa 2014-2020 ― o programa da União Europeia de apoio aos setores cultural e criativo – a Comissão Europeia lança o segundo convite à apresentação de propostas relativos à Ação Preparatória - Cinemas as Innovation Hubs for...

_54-thisistheeu-cinema.png

O foco estará em projetos capazes de repensar a experiência cinematográfica após a crise pandémica de COVID-19, com vista à criação de espaços culturais inovadores, em particular a cooperação entre cinemas e plataformas VOD; bem como no desenvolvimento de audiências e na construção de comunidades por meio de experiências interativas (através da oferta de uma ampla gama de atividades culturais e educacionais) envolvendo a colaboração entre as salas de cinema e outros operadores dos setores cultural e criativo.

Toda a informação e documentação pode ser consultada aqui e aqui.

O programa Europa Criativa é um programa de cofinanciamento a fundo perdido, sem quotas por países, no qual impera a competição direta entre projetos. Pela sua natureza, e cumprindo a regra da subsidiariedade, o programa Europa Criativa promove a competitividade e a capacidade dos setores cultural e criativo europeus para operarem internacionalmente, apoiando exclusivamente projetos com valor acrescentado europeu.

O programa estrutura-se em dois subprogramas e uma vertente intersetorial:

1) Subprograma MEDIA (de apoio aos setores cinematográfico e audiovisual);

2) Subprograma CULTURA (dirigido às restantes expressões culturais e artísticas);

3) Uma vertente intersetorial que compreende, nomeadamente, um mecanismo financeiro de garantia (CCS Guarantee Facility) destinado às PME dos setores cultural e criativo (implementado em 2016), ou o financiamento dos Centros de Informação Europa Criativa.

O programa comporta ainda um conjunto de prémios e iniciativas, tais como as Capitais Europeias da Cultura.

Concursos de financiamento ao setor audiovisual – Subprograma MEDIA

A Comissão Europeia, através do programa Europa Criativa e do seu subprograma MEDIA, atribui apoio financeiro ao setor do cinema e do audiovisual europeu com vista à profissionalização do setor, à circulação das obras e à promoção do desenvolvimento de audiências. Neste contexto, as 14 linhas de apoio financeiro atuam desde a formação de profissionais até à exibição e promoção das obras, passando pelo desenvolvimento de obras cinematográficas, pela produção de obras para televisão, pelo financiamento a projetos de distribuição e exibição, bem como pelo apoio a festivais e ações de desenvolvimento de audiências e educação cinematográfica.

O subprograma MEDIA concorre, assim, para que que filmes e obras audiovisuais europeias, incluindo longas metragens de ficção para cinema e televisão, documentários criativos, animação, videojogos e outros conteúdos digitais, encontrem mercados além das fronteiras nacionais e europeias.

A título de exemplo, o Apoio à programação TV de obras audiovisuais europeias dispõe de um orçamento que ascende a 13,5 milhões de euros dirigido a obras de ficção, filmes de animação e documentários criativos (obras unitárias ou séries).

A informação sobre estes concursos de financiamento está permanentemente disponível aqui e aqui.

No âmbito do Subprograma MEDIA:

Para mais informações e apoio na preparação de candidaturas contactar:

Centro de Informação Europa Criativa

Susana Costa Pereira: susana [dot] costapereiraateuropacriativa [dot] eu (susana[dot]costapereira[at]europacriativa[dot]eu)

http://www.europacriativa.eu

Informação detalhada

Data de publicação
24 de junho de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal