Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia5 de maio de 2022Representação em Portugal4 min de leitura

Conferência sobre o Futuro da Europa: eventos de encerramento no Porto e em Estrasburgo

O encerramento da Conferência sobre o Futuro da Europa, uma iniciativa inédita de participação democrática no seio da União Europeia, é assinalado num eventono Dia da Europa, 9 de maio.

COFE

O encerramento da Conferência sobre o Futuro da Europa, uma iniciativa inédita de participação democrática no seio da União Europeia, é assinalado num evento no Dia da Europa, 9 de maio, entre as 11h00 e as 13h00 no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde os três co-presidentes do Conselho Executivo apresentam um relatório final aos Presidentes das instituições da UE. Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, intervém, junto a Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu, a Emmanuel Macron, Presidente da França que detém atualmente a presidência do Conselho da União Europeia, e a cidadãos dos painéis nacionais e europeus. O evento conta com a presença dos 449 membros do Plenário, incluindo 108 cidadãos, 120 participantes dos painéis de Cidadãos Europeus, 200 estudantes de escolas locais e Erasmus e representantes dos governos nacionais para os Assuntos Europeus. Pode ser acompanhado em direto no canal EBS+.

O evento nacional de encerramento da Conferência sobre o Futuro da Europa decorre no dia 7 de maio, entre as 15h00 e as 17h30, na Fundação Serralves no Porto, no qual Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, marca presença. Este evento, onde será apresentado o Relatório Nacional da Conferência, conta  com a participação de António Costa, Primeiro-Ministro, Tiago Antunes, Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, parceiros nacionais e portugueses que participaram na Conferência sobre o Futuro da Europa. A entrada é livre, sujeita a inscrição até 5 de maio através de gabinete [dot] seaeuratpm [dot] gov [dot] pt (gabinete[dot]seaeur[at]pm[dot]gov[dot]pt). Poderá igualmente ser acompanhado em streaming no Portal do Governo e TwitterFacebook da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Mais informações na página dedicada e nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal – TwitterFacebook e Instagram - com os marcadores #OFuturoéTeu #TheFutureisYours

Para mais informações:
Plataforma digital multilingue
Material audiovisual disponível para uso gratuito pelos meios de comunicação social no canal EbS.

Programa – 7 de maio - Porto
Sessão de abertura

Presidente da Câmara Municipal do Porto - Rui Moreira
Secretário de Estado dos Assuntos Europeus - Tiago Antunes
Apresentação do Relatório Nacional da Conferência
Intervenções de cidadãos participantes na Conferência sobre o Futuro da Europa
Intervenções dos parceiros nacionais da Conferência sobre o Futuro da Europa
Conversa com os cidadãos com o Sr. Primeiro-Ministro
, António Costa, sobre o Futuro da Europa

 

Este evento no Porto é organizado pela Secretária de Estado dos Assuntos Europeus e está integrado no ciclo de debates nacionais da Conferência sobre o Futuro da Europa. Lançado a 28 de julho, este ciclo incluiu eventos em vários pontos do país envolvendo um conjunto de entidades:

·       Gabinete da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus

·       Assembleia da República

·       Conselho Económico e Social

·       Parlamento Europeu em Portugal

·       Representação da Comissão Europeia em Portugal

·       Associação Nacional de Municípios Portugueses

·       Conselho Nacional de Juventude

 

Contexto:
A Conferência sobre o Futuro da Europa é um exercício da União Europeia centrado nos cidadãos, com uma dinâmica que parte da base para o topo, afirmando-se como um diálogo aberto, inclusivo e transparente que visa contribuir para um melhor conhecimento das preocupações e anseios da sociedade civil. Foi um processo inovador, que abriu um novo espaço de debate para dar resposta aos desafios e prioridades da Europa e deu prioridade à participação dos cidadãos, com especial destaque aos jovens, e refletindo a diversidade europeia, em termos de origem geográfica, género, idade, contexto socioeconómico e/ou nível de educação dos cidadãos. Teve ainda como objetivo levar a Europa para lá das suas capitais, chegando a todos os cantos da UE e reforçar a ligação entre os europeus e as instituições.
Em 29 e 30 de abril, a sessão plenária da Conferência sobre o Futuro da Europa reuniu-se pela última vez e aprovou um conjunto de 49 propostas pormenorizadas que abrangem uma vasta gama de temas, desde as alterações climáticas à saúde, à migração e à UE no mundo. Esta iniciativa surge na sequência de um percurso excecional feito de debates, deliberações e colaboração entre cidadãos de toda a Europa sobre o tipo de Europa onde gostariam de viver. Mais informações no comunicado de imprensa.

Próximas etapas:
A Conferência sobre o Futuro da Europa será oficialmente encerrada em 9 de maio — Dia da Europa — em Estrasburgo, altura em que os copresidentes do Conselho Executivo da Conferência apresentarão um relatório final com estas propostas aos presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão. As três instituições analisarão rapidamente a forma de dar seguimento efetivo a essas propostas, cada uma na sua esfera de competências e em conformidade com os Tratados.

Informação detalhada

Data de publicação
5 de maio de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal