Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia26 de junho de 2019Representação em Portugal2 min de leitura

Construção de um Espaço Europeu da Educação

A Comissão Europeia anunciou quais as instituições de ensino superior em toda a Europa que farão parte das primeiras alianças de Universidades Europeias. Cabe-lhes promover a qualidade e atratividade do ensino superior europeu e fomentar a cooperação...

Estudantes universitários

Das 54 candidaturas recebidas, foram selecionadas 17 universidades europeias, num total de 114 estabelecimentos de ensino superior de 24 Estados-Membros (ver anexo), com base numa avaliação realizada por 26 peritos externos independentes, incluindo reitores, professores e investigadores, nomeados pela Comissão.

As Universidades Europeias são alianças transnacionais de estabelecimentos de ensino superior de toda a UE que partilham uma estratégia de longo prazo e promovem os valores e a identidade europeus. A iniciativa visa reforçar significativamente a mobilidade dos estudantes e do pessoal e promover a qualidade, a inclusão e a competitividade do ensino superior europeu.

A seleção de Universidades Europeias inclui uma vasta gama de estabelecimentos de ensino superior de toda a UE, desde universidades de ciências aplicadas, técnicas e artísticas até universidades de estudos gerais e de investigação intensiva.

As Universidades Europeias tornar-se-ão campus interuniversitários em torno dos quais os estudantes, os doutorandos, o pessoal e os investigadores podem circular sem barreiras. Reunirão os seus conhecimentos especializados, plataformas e recursos para a realização de programas ou módulos comuns que abranjam várias disciplinas.

Estes programas serão muito flexíveis e permitirão aos estudantes personalizar a sua educação, escolhendo o que querem estudar, onde e quando fazê-lo, e onde obter um diploma europeu. As universidades europeias contribuirão também para o desenvolvimento económico sustentável das regiões onde se encontram, uma vez que os seus estudantes irão trabalhar em estreita colaboração com empresas, autoridades municipais, académicos e investigadores para encontrar soluções para os desafios que as suas regiões enfrentam.

No total, está disponível um orçamento máximo de 85 milhões de euros para as primeiras 17 Universidades Europeias. Cada alianças receberá até 5 milhões de euros nos três anos seguintes para implementar os seus planos e começar a mostrar o caminho a outros estabelecimentos de ensino superior em toda a UE. Os seus progressos serão acompanhados de perto.

Este primeiro convite, bem como um segundo que será lançado este outono, testará os diferentes modelos para implementar o novo conceito de Universidades Europeias e o seu potencial para fomentar o ensino superior.

Para o próximo orçamento de longo prazo da UE que decorre entre 2021 e 2027, a Comissão propôs o pleno lançamento das Universidades Europeias no âmbito do programa Erasmus+, com um orçamento significativamente aumentado. Embora algumas alianças sejam abrangentes e abranjam todas as disciplinas, outras são, por exemplo, centradas na sustentabilidade costeira urbana, nas ciências sociais ou na saúde mundial.

Cada aliança é composta por uma média de sete instituições de ensino superior de todas as partes da Europa, conduzindo a novas parcerias, refletindo a distribuição dos pedidos recebidos dos vários países.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
26 de junho de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal