Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia15 de fevereiro de 2022Representação em Portugal

Defesa: Comissão revela importantes ações que visam contribuir para defesa europeia, estimular inovação e reduzir dependências estratégicas

A Comissão apresenta hoje uma série de iniciativas por ela lideradas em domínios essenciais para a defesa da Europa e a segurança no seio da União Europeia.

União Europeia bandeira

As iniciativas incluem uma contribuição para a defesa europeia que abrange todo o tipo de desafios, da indústria e equipamento de defesa terrestres, marítimos e aéreos convencionais às ciberameaças, ameaças híbridas e espaciais, mobilidade militar e a relevância das alterações climáticas, bem como um Roteiro sobre tecnologias críticas para a segurança e a defesa. Trata-se de medidas concretas que visam tornar o mercado europeu da defesa mais integrado e competitivo, nomeadamente através do reforço da cooperação com a UE, promovendo assim a sua expansão, controlando os custos e aumentando a eficácia operacional. Através do anúncio hoje publicado a Comissão contribui para a criação de uma bússola estratégica da UE para a segurança e a defesa. Ao recorrer a todos os meios disponíveis num contexto geopolítico e tecnológico em constante evolução, a Comissão pretende reforçar a capacidade da União de fazer face às ameaças a vários níveis e em rápida evolução com as quais é confrontada. Mais informações no comunicado de imprensa, nas perguntas e respostas, na ficha informativa e na página Web.

Informação detalhada

Data de publicação
15 de fevereiro de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal