Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia9 de março de 2023Representação em Portugal4 min de leitura

Dia da Europa de 2023 em Leiria

9 de maio de 2023

O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Câmara Municipal de Leiria, com a colaboração de várias entidades locais, organizam um conjunto de atividades em Leiria para marcar o Dia da Europa de 2023. No dia 9 de maio, entre as 14h00 e as 19h00, o programa decorrerá no Largo de São Pedro e no Castelo de Leiria com atividades abertas ao público, com um foco nos jovens, e uma sessão protocolar que inclui um diálogo com promotores de projetos que mostram a diversidade e o impacto concreto da União Europeia em Portugal e conta com a participação da comissária europeia Elisa Ferreira (evento aberto à comunicação social).

As celebrações em Leiria têm início no sábado, dia 6 de maio, com um encontro entre eurodeputados e jovens (membros da comunidade unidos.eu e de associações juvenis), um debate com eurodeputados aberto ao público em geral e um concerto.

O Dia da Europa assinala-se também em Estrasburgo durante a sessão plenária do Parlamento Europeu que decorre de 8 a 11 de maio e em Bruxelas com o festival do Ano Europeu das Competências.

O Dia da Europa, 9 de maio, assinala  a histórica Declaração Schuman, considerada como o momento fundador da atual União Europeia e garantia dos valores da paz, solidariedade e democracia. Este momento que simboliza os valores e a unidade europeia é celebrado pelos europeus em todos os Estados-Membros.

Na sequência dos anos de pandemia e da invasão da Rússia à Ucrânia, seguida de uma crise económica e energética que afeta os europeus, as comemorações do Dia da Europa de 2023 pretendem sublinhar o compromisso da UE com o reforço dos valores universais da liberdade e democracia.

A programação completa das atividades do Dia da Europa será divulgada em breve. Mais informações na página dedicada e nas contas das redes sociais do Parlamento Europeu – Twitter, Facebook e Instagram -, da Comissão Europeia em Portugal – Twitter, Facebook e Instagram – e do Município de Leiria – Facebook e Instagram, com os marcadores #EuropeDay e #DiadaEuropa

Citações

“O Parlamento Europeu, enquanto assembleia diretamente eleita pelos cidadãos europeus, pugna pela consecução e proteção dos valores fundadores da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade simbólica para celebrar aqueles valores matriciais – seja em Estrasburgo, seja em Leiria, num momento em que, mais do que nunca, é premente relembrar que a União tem por objetivo promover a paz e o bem-estar dos seus povos”, diz Pedro Valente da Silva, chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

“Este ano estaremos em Leiria no dia 9 de Maio, Dia da Europa para celebrar a nossa União e os valores que estão na base do processo da construção europeia: Paz, Dignidade Humana, Liberdade, Democracia, Igualdade e Estado de Direito. Sob o castelo de Leiria, onde as cortes portuguesas ouviram o povo pela primeira vez, teremos uma tarde repleta de atividades dando palco aos jovens e outros protagonistas locais e para as quais fica, desde já, o convite.”, sublinha Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal.

“Recebemos, em Leiria, com enorme satisfação as comemorações do Dia da Europa. Estamos profundamente alinhados com os valores do Projeto Europeu que tem sido decisivo para a elevação do patamar de qualidade de vida e do nível competitivo deste território, mas também pelo trabalho que tem sido desenvolvido no sentido de afirmar cada vez mais o espaço europeu como um reduto de liberdade, dignidade, diversidade e de garantia dos direitos humanos”, diz Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Leiria.

 

Contexto:

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, assinala-se a unidade do continente europeu e o aniversário da histórica «Declaração Schuman», considerada como o momento fundador da atual União Europeia. Num discurso proferido em Paris, no dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre históricos inimigos, os quais fariam parte desse novo projeto europeu. A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um Tratado que criava uma entidade com essas funções.

Para informações gerais sobre o Dia da Europa e a Declaração Schuman de 9 de maio de 1950, consultar aqui.

Imagens de arquivo para utilização gratuita:

https://audiovisual.ec.europa.eu/en/album/M-000176

https://multimedia.europarl.europa.eu/pt/package/europe-day-2022_23203

Informação detalhada

Data de publicação
9 de março de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal