Neste dia, queria manifestar a minha profunda preocupação. Nunca teria pensado que, durante a minha vida, os judeus iriam ter medo de praticar a sua fé na Europa. Entristece-me que uma percentagem de quase 40 % esteja a considerar partir da Europa. A negação do Holocausto continua viva na Europa. Um em cada três europeus declara saber «só um pouco» sobre o Holocausto e um em cada vinte nunca dele ouviu falar.
A ignorância é perigosa. À medida que o tempo passa e as memórias se desvanecem, é mais do que nunca nosso dever moral recordar. Não podemos mudar a História, mas podemos assegurar-nos de que as gerações futuras não venham a testemunhar este horror intolerável outra vez.
Não toleraremos qualquer forma de antissemitismo, desde os discursos de incitação ao ódio no dia a dia, fora de linha e em linha, até aos ataques físicos. A Comissão Europeia está a trabalhar juntamente com todos os Estados-Membros para combater esta ameaça e garantir a segurança das comunidades judaicas na Europa.
A nossa União foi construída sobre as cinzas do Holocausto. Recordá-lo e lutar contra o antissemitismo é nosso dever para com a comunidade judaica e indispensável para proteger os nossos valores europeus comuns.»
Ligações úteis:
- Perguntas e respostas sobre as ações da UE contra o antissemitismo
- Eurobarómetro — Perceção do antissemitismo (janeiro de 2019)
- Inquérito sobre o antissemitismo realizado pela Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (dezembro de 2018)
- Declaração relativa à Declaração do Conselho sobre a luta contra o antissemitismo
- Ações da UE contra o antissemitismo
Informação detalhada
- Data de publicação
- 27 de janeiro de 2019
- Autor/Autora
- Representação em Portugal