Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia15 de novembro de 2018Representação em Portugal2 min de leitura

Dia Europeu de Sensibilização para os Antibióticos 2018

A Comissão publicou os resultados de um novo estudo Eurobarómetro sobre o conhecimento público em matéria de antibióticos e sobre as tendências gerais da sua utilização, na perspetiva do 11.º Dia Europeu de Sensibilização para os Antibióticos.

Medicamentos

O estudo mostra que se verificou uma evolução positiva na utilização de antibióticos. Dos inquiridos, 32 % afirmaram ter consumido antibióticos nos últimos 12 meses, em comparação com o valor de 40 % resultante do inquérito de 2009.

No entanto, muitos destes antibióticos foram utilizados desnecessariamente:

  • 20 % dos antibióticos foram utilizados para uma gripe ou constipação
  • 7 % das pessoas tomaram-nos sem receita médica
  • 66 % dos inquiridos sabem que os antibióticos não fazem efeito contra constipações
  • 43 % estão conscientes de que os antibióticos são ineficazes contra os vírus

Mais de dois terços das pessoas gostariam de dispor de mais informações sobre os antibióticos.

Os resultados do inquérito Eurobarómetro e o relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) foram apresentados em Bruxelas, na conferência do Dia Europeu de Sensibilização para os Antibióticos de 2018: «Uma só saúde para manter a eficácia dos antibióticos».

Nos últimos 15 anos, a UE esteve na linha da frente na luta contra a resistência antimicrobiana. No ano passado, foi adotado um novo plano de ação global da UE em matéria de RAM, que fixa os objetivos da Comissão para combater a resistência antimicrobiana no âmbito das políticas em matéria de saúde humana, de saúde animal e de ambiente.

Um marco importante será a futura legislação europeia sobre medicamentos veterinários e alimentos medicamentosos para animais, que estabelece uma vasta gama de medidas concretas para combater a resistência antimicrobiana e promover uma utilização prudente e responsável dos agentes antimicrobianos.

A partir de 2022, será proibida na UE a utilização de agentes antimicrobianos para a promoção do crescimento em animais, bem como a utilização preventiva de agentes antimicrobianos através de alimentos medicamentosos para animais e em grupos de animais. Haverá também restrições à utilização metafilática de agentes antimicrobianos e a possibilidade de reservar alguns agentes antimicrobianos para exclusivo uso humano.

Além disso, para as suas exportações para a UE, os países terceiros terão de respeitar a proibição do uso de agentes antimicrobianos para promover o crescimento, bem como as restrições aos agentes antimicrobianos reservados para uso humano. A nova regulamentação da UE virá assim melhorar a proteção dos consumidores europeus contra o risco de propagação da resistência antimicrobiana através da importação de animais ou produtos de origem animal.

Dado que a resistência antimicrobiana é um desafio importante, tanto a nível da UE como a nível mundial, a colaboração internacional reveste-se da maior importância. A UE continua a apoiar a colaboração e a reforçar as orientações em matéria de resistência antimicrobiana em organizações internacionais pertinentes (como a OMS, a OIE e a FAO), e continua a desempenhar um papel ativo e de liderança nos trabalhos do G20.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
15 de novembro de 2018
Autor/Autora
Representação em Portugal