Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia5 de outubro de 2021Representação em Portugal4 min de leitura

Dia Mundial do Professor: Comissão lança ferramenta para prestar apoio aos professores do ensino primário e secundário na utilização das tecnologias digitais

Para assinalar o Dia Mundial do Professor, a Comissão lança hoje uma nova ferramenta em linha que ajuda os professores a refletirem sobre a forma como utilizam as tecnologias digitais nas suas atividades de ensino. Através de uma série de perguntas...

escola

A ferramenta é oficialmente lançada hoje em Liubliana pela Comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, e pela ministra eslovena da Educação, Ciência e Desporto, Simona Kustec.

A Comissária Gabriel declarou: «Os professores fazem um trabalho fantástico, e quero agradecer-lhes, no Dia Mundial dos Professores. As tecnologias digitais podem trazer novos métodos de aprendizagem e ensino, podendo até revelar-se mais inclusivas e adaptadas para dar formação a uma geração «nativa digital». A ferramenta que lançamos hoje irá permitir aos professores europeus tirarem uma fotografia instantânea, uma "selfie", da situação em que se encontram em relação à utilização de tecnologias, e receberem conselhos sobre como melhorar as suas competências». É importante para a Comissão Europeia acompanhar os professores no seu desenvolvimento e aprendizagem ao longo da vida.»

Neste momento, a ferramenta está disponível em inglês, francês, alemão e esloveno. Seguir-se-ão versões em todas as línguas oficiais da UE nas próximas semanas.

Como funciona a nova ferramenta?

Qualquer professor de escola primária ou secundária pode inscrever-se para utilizar a ferramenta. Depois, regista as suas reações a uma série de afirmações sobre a utilização que faz das tecnologias, em seis áreas diferentes:

  • Ensino e aprendizagem
  • Encontrar, utilizar e criar recursos digitais
  • Personalizar a aprendizagem e cativar os alunos com atividades práticas
  • Avaliar e recolher reações dos alunos
  • Comunicar e colaborar com estudantes, famílias e colegas
  • Desenvolver as competências digitais dos estudantes

De seguida, o professor recebe um relatório automático com os seus resultados (de «principiante» a «inovador») e sugestões sobre a forma como pode melhorar. Utilizar a ferramenta pode ser um bom primeiro passo para identificar os pontos fortes e as áreas onde são necessários mais desenvolvimento e apoio profissionais. Todos os professores que terminem a sua autorreflexão podem receber um certificado e um cartão digital.

Os professores podem utilizar a ferramenta individualmente ou como elementos de uma equipa, por exemplo com um grupo de professores da sua escola ou com uma equipa de professores de uma disciplina na sua região ou país. Isto pode ajudar com o planeamento ao nível da escola, da rede de escolas, de uma instituição de formação de professores ou de uma autoridade educativa local.

Todas as respostas à SELFIEforTEACHERS são anónimas, não sendo partilhados quaisquer dados pessoais. Os dados não são concebidos para classificar ou avaliar o desempenho dos professores, mas sim para lhes permitir aprender a utilizar a tecnologia de forma eficaz no seu trabalho e a promover as competências digitais dos seus alunos.

Nesta primavera, uma versão-piloto da SELFIEforTEACHERS foi testada por mais de quatro mil professores em cinco países (Estónia, Irlanda, Itália, Lituânia e Portugal). As reações foram positivas e os professores consideraram que a ferramenta tem muito valor e relevância para o seu trabalho. A Comissão está a trabalhar no desenvolvimento de recursos e material de apoio para professores, incluindo a partilha de práticas dos professores que utilizaram a ferramenta para a sua aprendizagem profissional.

Contexto

Financiada pelo programa Erasmus+, a SELFIEforTEACHERS foi desenvolvida pela Comissão em cooperação com os ministérios da educação e peritos de toda a Europa. A SELFIEforTEACHERS baseia-se no Quadro Europeu para as Competências Digitais dos Educadores https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/node_pt https://ec.europa.eu/jrc/en/digcompedu, que estabelece as várias competências digitais, cada vez mais necessárias para os educadores. O quadro define 22 competências em seis domínios, divididos em seis níveis de proficiência, que vão de principiante a pioneiro.

A SELFIEforTEACHERS é uma das 13 ações do Plano de Ação para a Educação Digital, que visa apoiar os sistemas educativos na Europa na sua adaptação à transição digital. Um dos principais objetivos do plano de ação é apoiar a utilização eficaz da tecnologia no ensino e na aprendizagem. Para isso, é fundamental capacitar os educadores para utilizarem a tecnologia na docência.

A nova ferramenta pode ser utilizada em combinação com a ferramenta SELFIE para realizar o planeamento digital de toda a escola. A SELFIE – que, desde o seu lançamento há três anos, já foi utilizada por mais de 1,7 milhões de utilizadores, em mais de 13 mil escolas, de 82 países – centra-se na escola no seu todo. A nova ferramenta SELFIEforTEACHERS permite analisar com mais profundidade o nível de competências digitais do pessoal. Os resultados podem ser utilizados para identificar e definir as áreas prioritárias onde são necessários mais formação e apoio.

Para mais informações

Ficha de informação: SELFIEforTEACHERS

Ferramenta SELFIEforTEACHERS

Ferramenta SELFIE

Plano de Ação para a Educação Digital

Espaço Europeu da Educação

Programa Erasmus+

Informação detalhada

Data de publicação
5 de outubro de 2021
Autor/Autora
Representação em Portugal