Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia13 de julho de 2020Representação em Portugal1 min de leitura

Dois projetos portugueses entre os finalistas do concurso RegioStars 2020

A Comissão Europeia anunciou os 25 finalistas do concurso RegioStars 2020 para os melhores projetos da política de coesão da UE em cinco categorias. Incentiva-se o público a votar no seu projeto favorito até 15 de setembro.

RegioStars 2020

Um júri independente selecionou cinco finalistas por categoria entre 206 candidaturas de elevada qualidade recebidas este ano.

Na categoria 1 «Transição industrial para uma Europa inteligente», o projeto «ESA-BIC Portugal» cofinanciado pelo programa Centro 2020 do FEDER (Portugal) foi nomeado finalista. O projeto promove tecnologias espaciais para soluções inovadoras em mercados não espaciais, sendo pioneiro na Europa. Apoia empreendedores que pretendem utilizar ativos espaciais para gerar novos negócios em cidades inteligentes, transportes e logística, saúde, agricultura, economia azul ou ambiente.

Na categoria 2 «Crescimento sustentável: economia circular para uma Europa verde», foi nomeado como finalista o projeto «Fibrenamics Green» cofinanciado pelo programa Norte 2020 do FEDER (Portugal). A Fibrenamics Green é uma plataforma inovadora para o desenvolvimento de produtos inovadores a partir de resíduos industriais, através da incorporação de design e engenharia. A plataforma visa gerar novos conhecimentos para criar novos projetos de valorização de resíduos, incorporando a ciência e a tecnologia, com base em sinergias contínuas entre universidades e empresas de diferentes domínios.

Os vencedores nas cinco categorias do concurso RegioStars 2020 e o vencedor do Prémio do Público serão anunciados em 14 de outubro de 2020 durante a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, em Bruxelas.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
13 de julho de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal