Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia8 de maio de 2020Representação em Portugal1 min de leitura

Equipamento de proteção para os profissionais da saúde da UE

Nos próximos dias, a Comissão Europeia entrega a 17 Estados-Membros e ao Reino Unido o primeiro lote de 1,5 milhões dos 10 milhões de máscaras compradas, a fim de proteger os profissionais de saúde da UE contra o coronavírus.

Fornecimento de material

Este fornecimento de máscaras por parte da UE vem no seguimento de uma recente compra de 10 milhões de máscaras, financiada pela Comissão através do Instrumento de Apoio de Emergência (IAE), a fim de prestar apoio direto aos Estados-Membros para atenuar as consequências graves imediatas da pandemia e de antecipar as necessidades relacionadas com a saída e a recuperação.

As máscaras serão entregues aos Estados-Membros e regiões necessitadas em prestações semanais de 1,5 milhões de máscaras ao longo das próximas seis semanas.

Estas entregas de máscaras vêm complementar as centenas de milhares de máscaras já fornecidas a título da reserva rescEU nas últimas semanas, bem como a assistência mobilizada através do Mecanismo de Proteção Civil da UE.

Há apenas algumas semanas, em 24 de abril, a Comissão decidiu mobilizar, ao abrigo do IAE, 320 milhões de euros para ações de apoio de emergência, dos quais 100 milhões de euros se destinam a produtos essenciais da área da saúde que serão adquiridos nos próximos meses.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
8 de maio de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal