Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia14 de setembro de 2022Representação em Portugal1 min de leitura

ESTADO DA UNIÃO 2022 – Preços da energia: Comissão propõe intervenção de emergência nos mercados de energia para reduzir as faturas dos europeus

A UE tem de fazer face às consequências de um grave desfasamento entre a procura e a oferta de energia devido, em grande medida, ao facto de a Rússia continuar a utilizar a energia como uma arma.

von der leyen SOTEU 2022

A Comissão propôs hoje uma intervenção de emergência nos mercados europeus de energia para fazer face aumento dramático dos preços da energia. A fim de aliviar a pressão que pesa, cada vez mais, sobre os agregados familiares e as empresas europeias, a Comissão vai dar um novo passo para resolver este problema, propondo a adoção de medidas excecionais de redução da procura de eletricidade que contribuirão para fazer baixar o custo para os consumidores, bem como de medidas que visam redistribuir as receitas excedentárias do setor da energia em benefício dos consumidores finais. Estas medidas surgem na sequência das medidas anteriormente adotadas pela Comissão para garantir o enchimento das instalações de armazenamento de gás e reduzir a procura de gás, a fim de se preparar para o inverno. A Comissão prossegue igualmente com os seus esforços para aumentar a liquidez dos operadores do mercado, fazer baixar o preço do gás e alterar a configuração do mercado da eletricidade a longo prazo. A primeira coisa a fazer para combater os preços elevados é reduzir a procura, o que pode ter um impacto positivo a nível dos preços da eletricidade e apaziguar o mercado. Mais informações no comunicado de imprensa, no documento com perguntas e respostas e na ficha informativa.

Informação detalhada

Data de publicação
14 de setembro de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal