Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia6 de janeiro de 2022Representação em Portugal

Estágios na Comissão Europeia: uma oportunidade a não perder

Estão abertas, até 31 de janeiro, as inscrições para os estágios remunerados na Comissão Europeia. Duas vezes por ano, com início em março e outubro, a Comissão oferece estágios no domínio administrativo ou da tradução.

Estagiar em Bruxelas

Os estágios estão abertos a licenciados em todas as áreas. Quem pode candidatar-se?

Os candidatos elegíveis:

  • têm de ser cidadãos da UE (um número limitado de vagas é igualmente atribuído a nacionais de países terceiros);
  • têm de ter concluído o primeiro ciclo de um curso de ensino superior (ensino universitário) e ter obtido um grau completo ou equivalente até à data-limite para a apresentação das candidaturas;
  • não podem ter realizado um estágio noutra instituição ou organismo da União Europeia ou trabalhado mais de seis semanas, ou 42 dias de calendário (fins de semana incluídos), numa instituição europeia, organismo da UE, agência de execução da UE, delegação da UE ou para membros do Parlamento Europeu;
  • têm de possuir um nível avançado (nível C1/2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) em duas línguas oficiais da UE, uma das quais deve ser uma língua processual: alemão, inglês ou francês; no caso dos nacionais de países terceiros, é necessário o conhecimento de apenas uma língua processual;
  • para poderes realizar um estágio de tradução na Direção-Geral da Tradução (DGT), tens ser capaz de traduzir para a tua língua principal ou língua de chegada (normalmente a tua língua materna) de duas outras línguas oficiais da UE. 

Os estagiários selecionados recebem um subsídio mensal para cobrir as suas despesas de subsistência. 

Os estágios oferecem uma familiarização com os procedimentos e as políticas das instituições europeias, a oportunidade de contribuir para o trabalho diário da Comissão e uma ocasião para os estagiários porem em prática os seus conhecimentos académicos.

O trabalho diário de um estagiário pode consistir em organizar reuniões ou participar em grupos de trabalho e audições públicas, preparar documentos de trabalho, nomeadamente relatórios, responder a perguntas dos cidadãos ou dar apoio à gestão de projetos.

Na área da tradução, os estagiários ficam colocados numa unidade da Direção-Geral da Tradução e têm uma experiência prática do trabalho de um tradutor numa instituição europeia.
 

Candidaturas até dia 31 de janeiro, às 11h (hora de Lisboa), no sítio web dos Estágios na Comissão Europeia.

Informação detalhada

Data de publicação
6 de janeiro de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal