Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia22 de novembro de 2023Representação em Portugal

Eurobarometro: Maioria dos portugueses considera que o euro é bom para Portugal

euro moeda dinheiro atm multibanco

De acordo com o último inquérito Eurobarómetro da Comissão Europeia, o apoio público ao euro continua a ser muito forte.

O inquérito conclui que 79% dos inquiridos consideram que ter o euro é uma coisa positiva para a UE e 69% consideram que é uma coisa positiva para o seu próprio país - percentagens idênticas às dos portugueses inquiridos, 78% e 69% respetivamente.

Além disso, os resultados mostram um elevado nível de apoio ao Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o instrumento no cerne do NextGenerationEU.

Uma grande maioria dos europeus inquiridos (70%) e portugueses (69%) apoia a ideia de um plano de recuperação que apoie todos os Estados-Membros, desde que realizem reformas e investimentos ecológicos, digitais e sociais. 

O inquérito procurou igualmente recolher as opiniões dos cidadãos sobre questões relacionadas com as moedas e notas de euro. Concluiu que 66% dos inquiridos são a favor da abolição das moedas de 1 e 2 cêntimos, refletindo um nível elevado e estável de apoio, maioritário em todos os países da área do euro.

Os resultados completos do inquérito Eurobarómetro estão disponíveis neste sítio Web e os dados relativos a Portugal aqui.

Informação detalhada

Data de publicação
22 de novembro de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal