Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia6 de dezembro de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

Europa unida contra todas as formas de ódio e reforço dos direitos de cidadania da UE

Diversidade / Estrela / UE / Bandeira / Flag

A Comissão e o alto representante adotaram hoje uma comunicação intitulada «Não há lugar para o ódio: uma Europa unida contra o ódio». Trata-se de um apelo à ação de todos os europeus para que se ergam contra o ódio e defendam a tolerância e o respeito.

Ao longo das últimas semanas, temos assistido a cenas na Europa que esperávamos não voltar a ver nunca mais. A Europa está a registar um aumento alarmante do discurso de ódio e dos crimes de ódio e está demonstrado que as comunidades judaicas e muçulmanas são particularmente afetadas.

Mais informações no comunicado de imprensa: Não há lugar para o ódio na Europa. Comissão e alto representante lançam apelo à união contra todas as formas de ódio.

A Comissão também apresentou hoje um conjunto de medidas para reforçar os direitos dos cidadãos da UE. As pessoas que possuem a nacionalidade de um país da UE gozam de um conjunto de direitos e benefícios distintos dos decorrentes de serem nacionais de um Estado-Membro específico, incluindo o direito à livre circulação, à proteção consular e à participação ativa nos processos democráticos.

Mais informações no comunicado de imprensa: Comissão apresenta um conjunto de medidas para reforçar os direitos dos cidadãos da UE.

Está disponível a conferência de imprensa dos vice-presidentes Věra Jourová e Margaritis Schinas sobre as iniciativas para combater o ódio na UE e as medidas sobre a cidadania.

Informação detalhada

Data de publicação
6 de dezembro de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal