Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia25 de outubro de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

Fundo Europeu de Investimento assina acordo de 405 milhões de euros apoiado pelo InvestEU para ajudar pequenas empresas em Portugal

energia eólica renovável sustentabilidade

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) e o Millennium BCP (BCP) assinaram um acordo de garantia de 405 milhões de euros apoiado pelo InvestEU a favor de investimentos em Portugal nos domínios prioritários da UE.

Os projetos que poderão beneficiar do novo financiamento disponibilizado ao abrigo deste acordo incluem a sustentabilidade, a inovação e a digitalização, o empreendedorismo social e o microfinanciamento, os setores cultural e criativo, as competências e a educação, bem como a competitividade.

As linhas de crédito disponíveis incluem 175 milhões de euros destinados ao reforço da competitividade das empresas portuguesas, 71 milhões de euros para apoiar o financiamento de projetos sustentáveis e 54 milhões de euros para os setores cultural e criativo.

O Millennium BCP também vai proporcionar serviços de aconselhamento gratuitos para apoiar os empresários e as microempresas, começando pela implantação estratégica das suas empresas.

Paolo Gentiloni, comissário da Economia, declarou: «O programa InvestEU desempenha um papel crucial para ajudar as PME na Europa a serem excelentes em matéria de inovação, digitalização e sustentabilidade. Congratulo-me com o facto de, com o apoio deste novo acordo, mais pequenas empresas portuguesas poderem receber os fundos necessários para prosperar e realizar todo o seu potencial. Desta forma, poderão crescer e promover as suas transições ecológica e digital, criando simultaneamente mais postos de trabalho na economia.»

O programa InvestEU proporciona à UE financiamento a longo prazo, mobilizando fundos públicos e privados para apoiar as prioridades estratégicas da UE. No âmbito do programa, o Fundo InvestEU é executado através de parceiros financeiros que investem em projetos utilizando a garantia do orçamento da UE, mobilizando, pelo menos, 372 mil milhões de euros em investimentos adicionais.

Mais informações no comunicado de imprensa.

Informação detalhada

Data de publicação
25 de outubro de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal