Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia21 de abril de 2021Representação em Portugal3 min de leitura

Fundo Europeu de Investimento e a Caixa Geral de Depósitos unem esforços para promover investimentos para educação e formação em Portugal

O Fundo Europeu de Investimento (FEI), parte do Grupo do Banco Europeu de Investimento, concedeu à Caixa Geral de Depósitos, SA (CGD) uma garantia de até 25 milhões de euros para promover investimentos no setor da educação em Portugal. O acordo é...

educação

Graças ao apoio do FEI no âmbito do Piloto-Garantia de Competências e Educação, a CGD irá desenvolver dois produtos de empréstimo destinados a aumentar a sua capacidade de concessão de empréstimos tanto a empresas portuguesas que investem na melhoria das competências dos seus trabalhadores como a organizações que oferecem serviços de educação e formação. O FEI irá assumir 80% do risco de financiamento da dívida concedido pela CGD a empresas e organizações portuguesas.

Alain Godard, Diretor Executivo do FEI, declarou: “Temos o prazer de voltar a colaborar com a Caixa Geral de Depósitos, desta vez para apoiar empresas e organizações em Portugal ativas no setor da educação. Investir na melhoria das competências e nos serviços de formação significa investir no nosso futuro, contribuindo para o crescimento económico, a competitividade, a inovação e o emprego. Estes são elementos indispensáveis para assegurar uma recuperação inclusiva da pandemia da COVID-19.”

Nicolas Schmit, Comissário Europeu responsável pelo Emprego e os Direitos Sociais, declarou: «Para alcançar uma recuperação inclusiva e duradoura desta crise, é fundamental investir na educação e na aprendizagem ao longo da vida. Graças ao apoio da garantia do orçamento da UE, o Fundo Europeu de Investimento e a Caixa Geral de Depósitos colaboram para conceder financiamento a empresas portuguesas que pretendam investir na requalificação e na melhoria das competências dos seus trabalhadores. Congratulo-me com esta abordagem inovadora e espero que muitas outras empresas e organizações sigam o seu exemplo.»

Paulo Moita de Macedo, CEO da Caixa Geral de Depósitos, declarou: “A qualificação profissional deve ser contínua ao longo da vida. Apoiar as empresas na formação continua dos seus trabalhadores é um passo fundamental para garantir o seu futuro.”

O FEI executa o Piloto C&E em nome da Comissão Europeia e, por conseguinte, a iniciativa beneficia do apoio orçamental da UE ao abrigo do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), o principal pilar do Plano de Investimento para a Europa.

A CGD é um parceiro de longa data do Grupo BEI, tendo beneficiado ao longo dos anos de diferentes mecanismos e recursos, incluindo: o InnovFin - Garantia para as PME; o Mecanismo de garantia COSME; o mecanismo financeiro de garantia para os setores cultural e criativo e o Fundo de Fundos do ESIF-EAFRD para Portugal Continental. Além disso, no mês passado, o FEI e a CGD assinaram os dois primeiros acordos em Portugal ao abrigo do Fundo de Garantia Pan-Europeu num montante total de 1,050 mil milhões de euros.

Mais informações:

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) faz parte do grupo do Banco Europeu de Investimento. A sua principal missão é apoiar as micro empresas e as PME europeias, facilitando-lhes o acesso ao financiamento. O FEI concebe e desenvolve capital de risco e de crescimento, garantias e instrumentos de microfinanciamento que visam especificamente este segmento de mercado. Neste papel, o FEI promove os objetivos da UE de apoio à inovação, à investigação e ao desenvolvimento, ao empreendedorismo, ao crescimento e ao emprego.

O Piloto-Garantia de Competências e Educação (Piloto C&E) é uma iniciativa de financiamento da dívida destinada a estimular investimentos na educação, na formação e nas competências — como parte da solução para colocar mais pessoas no mercado de trabalho e responder melhor à evolução das necessidades da economia europeia. Os investimentos em competências contribuem para o crescimento, a competitividade e a convergência social, ao mesmo tempo que abordam os desafios associados às transformações digitais e à transição para uma economia neutra em emissões de carbono.

A Caixa Geral de Depósitos é o principal grupo financeiro português com mais de 143 anos e uma sólida presença internacional. Está empenhada no seu papel de liderança na recuperação e internacionalização da economia portuguesa.

Contactos:

Comissão Europeia em Portugal:

Daniel Rosário – daniel [dot] rosarioatec [dot] europa [dot] eu (daniel[dot]rosario[at]ec[dot]europa[dot]eu), 936 540 378

Rita Fortunato Baptista – rita [dot] fortunato-baptistaatec [dot] europa [dot] eu (rita[dot]fortunato-baptista[at]ec[dot]europa[dot]eu), 966 822 590

FEI:

Lorenzo Squintani, tel.: +352 691 285 772, l [dot] squintaniateib [dot] org (l[dot]squintani[at]eib[dot]org)

Caixa Geral de Depósitos:

Luís Goldschmidt, Tel: +351 963 001 680 - Luis [dot] Goldschmidtatcgd [dot] pt (Luis[dot]Goldschmidt[at]cgd[dot]pt)

Informação detalhada

Data de publicação
21 de abril de 2021
Autor/Autora
Representação em Portugal