Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia11 de agosto de 2020Representação em Portugal

Hackathon #SOTEU – inscrições abertas até 17 de agosto

Que propostas faria e que temas teria como prioridades se fosse o/a Presidente da Comissão Europeia? Como os comunicava para envolver todos na sua implementação? Este é o desafio lançado com o Hackathon #SOTEU. A iniciativa ocorre online entre os...

hackathon SOTEU

Em 48h e num ritmo bastante intenso, os participantes, em equipas ou individualmente, são convidados a refletir sobre a UE, a conversar com peritos de diferentes temas e a superar vários desafios para desenvolver e apresentar, de forma inovadora, o seu próprio discurso de análise ao Estado da União Europeia (em inglês: State of the European Union - SOTEU). Na manhã do último dia, os participantes ou equipas mais resilientes apresentam os seus discursos a um painel de júri de diretores de meios de comunicação social que seleciona os três vencedores. Estes serão difundidos através da comunicação social e dos canais da Comissão Europeia em Portugal nas redes sociais. Os autores dos melhores discursos serão convidados a apresentar as suas ideias num evento a 16 de setembro, dia em que a Presidente da Comissão Europeia profere o SOTEU ao Parlamento Europeu.

O Hackathon #SOTEU é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal e visa envolver e mobilizar os cidadãos para participarem ativamente no debate sobre a União Europeia e recolher as suas ideias e preocupações através de um formato centrado em conteúdo, mas disruptivo e com um toque irreverente.

Quando? A 1ª edição vai acontecer de 19 a 21 de agosto de 2020 (um mês antes do SOTEU para recolher ideias a tempo de contribuir para a sua preparação).

Onde? Em ambiente totalmente online – em https://Hackathon-SOTEU.eu – com transmissão também nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal. É possível participar a partir de qualquer lugar.

Para quem? A iniciativa é aberta a portugueses (que residam em qualquer parte do mundo) ou residentes em Portugal (a partir dos 18 anos), nomeadamente que sejam ativos em áreas diferentes da sociedade e que tenham vontade de ter mais voz para as suas ideias para o caminho europeu. A participação é gratuita e é feita através de inscrição aqui até 17 de agosto. A seleção será feita com base no perfil e motivação, com vista a conseguir um grupo diverso que possa contribuir com questões e ideias construtivas e alternativas de diferentes pontos de vista, setores e áreas/temas. As sessões de abertura e de encerramento, onde serão apresentados os trabalhos finais, podem ser acompanhadas de forma aberta em https://hackathon-SOTEU.eu e nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Contexto: O discurso proferido anualmente pelo/a Presidente da Comissão Europeia perante o Parlamento Europeu na sessão de análise ao Estado da União Europeia (em inglês: State of the European Union – SOTEU) acontecerá a 16 de setembro de 2020. É uma oportunidade para uma reflexão sobre os sucessos e desafios do ano cessante, e, com base nisso, anunciar prioridades para os doze meses vindouros. Este ano, será o primeiro SOTEU proferido pela Presidente Ursula Von der Leyen desde que tomou posse em dezembro de 2019 e acontece num momento em que a UE debate o #NextGenerationEU proposto para a recuperação da crise atual implementando as prioridades rumo a uma Europa mais sustentável, digital e resiliente.

soteu_webinar2.png

Mais informações em https://Hackathon-SOTEU.eu e acompanhando os #SOTEU e #HackathonSOTEU

Dúvidas e questões: comm-rep-lis-summer-cempatec [dot] europa [dot] eu (comm-rep-lis-summer-cemp[at]ec[dot]europa[dot]eu)

Informação detalhada

Data de publicação
11 de agosto de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal