Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia7 de março de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

InvestEU: 250 milhões de euros em empréstimos para empresas portuguesas a fim de apoiar investimentos sustentáveis, competências e setores cultural e criativo

EU flag / bandeira / Europa

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) e o Santander Portugal assinaram um acordo de garantia, apoiado pelo programa InvestEU. Este acordo desbloqueará um valor máximo de 250 milhões de euros em três categorias distintas de empréstimos a favor de empresas em Portugal: i) sustentabilidade, ii) educação e iii) setores cultural e criativo. Os produtos de garantia do FEI ao abrigo do InvestEU incluem a Garantia para a Sustentabilidade, a Garantia para as Competências e a Educação e a Garantia para os Setores Cultural e Criativo.

A Garantia para a Sustentabilidade do FEI apoia projetos que contribuem para a atenuação das alterações climáticas e a adaptação a uma economia mais sustentável, circular e neutra em carbono. A Garantia para as Competências e a Educação do FEI foi criada a fim de financiar projetos de educação, formação e requalificação, no sentido de atrair e qualificar mais pessoas para o mercado de trabalho. Por último, a Garantia para os Setores Cultural e Criativo do FEI visa apoiar as empresas que desenvolvem atividades nestes domínios (como restauro, bibliotecas, imprensa, arquitetura, artes do espetáculo e audiovisuais, entre outros).

Paolo Gentiloni, comissário da Economia, declarou: «Graças a este importante acordo, o InvestEU irá ajudar as empresas em Portugal a aceder a até 250 milhões de euros. Este financiamento irá apoiar múltiplos aspetos da transição ecológica, desenvolver competências e impulsionar os setores criativo e cultural. Esta é uma grande notícia para as empresas e os trabalhadores portugueses, que atualmente atravessam condições económicas difíceis».

O programa InvestEU proporciona à UE financiamento a longo prazo, mobilizando fundos privados e públicos para apoiar as prioridades políticas da UE. No âmbito do programa, o Fundo InvestEU é executado através de parceiros financeiros que investem em projetos recorrendo à garantia do orçamento da UE, mobilizando assim pelo menos 372 mil milhões de euros de investimento adicional. Mais informações no comunicado de imprensa.

Informação detalhada

Data de publicação
7 de março de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal