Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia2 de setembro de 2020Representação em Portugal

Jovens tradutores nas escolas da UE — Comissão abre inscrições para concurso de tradução de 2020

A Comissão Europeia anuncia o lançamento do seu concurso anual de tradução para estudantes do ensino secundário de toda a Europa, Juvenes Translatores. A partir de 2 de setembro, as escolas de todos os países da UE poderão inscrever-se em linha, para...

juvenes translatores

Johannes Hahn, comissário do Orçamento e Administração, declarou: «Os jovens na Europa conhecem a importância das línguas na sociedade atual e sabem que elas não servem apenas para ajudar a compreender melhor as culturas e as perspetivas dos outros, podendo também ajudá-los a encontrar emprego. Gostaria de incentivar as escolas e os alunos a participar no concurso Juvenes Translatores deste ano e a descobrir a tradução.»

Os participantes poderão traduzir entre quaisquer duas das 24 línguas oficiais da UE (552 combinações linguísticas possíveis). No concurso do ano passado, os estudantes utilizaram no total 150 combinações diferentes.

O prazo para a inscrição das escolas — a primeira de duas fases — decorre até 20 de outubro de 2020, às 12h00. Os professores podem preencher o formulário de inscrição em qualquer uma das 24 línguas oficiais da UE.

Posteriormente, a Comissão convidará um total de 705 escolas para a fase seguinte. O número de escolas participantes de cada país será igual ao número de deputados que o país tiver no Parlamento Europeu e a seleção será feita aleatoriamente por computador.

As escolas selecionadas devem convidar dois a cinco alunos para participar. Os alunos podem ser de qualquer nacionalidade, mas deverão ter nascido em 2003.

O concurso decorrerá em linha em 26 de novembro de 2020 em todas as escolas participantes.

Os vencedores — um por país — serão anunciados no início de fevereiro de 2021.

Se as condições o permitirem, receberão os prémios na primavera de 2021, numa cerimónia em Bruxelas, onde terão também a oportunidade de conhecer tradutores profissionais da Comissão e de se informarem melhor sobre o trabalho dos linguistas.

Contexto

Desde 2007, a Direção-Geral da Tradução da Comissão tem vindo a organizar anualmente o concurso Juvenes Translatores (expressão latina para «jovens tradutores»). O concurso promove a aprendizagem das línguas nas escolas e dá aos jovens uma ideia do que é ser tradutor. O concurso está aberto aos jovens de 17 anos que frequentam o ensino secundário e tem lugar em simultâneo em todas as escolas selecionadas no território da UE.

O concurso tem inspirado e incentivado alguns dos participantes a prosseguirem a aprendizagem de línguas no ensino superior e a tornarem-se tradutores profissionais. Além disso, constitui uma oportunidade de pôr em destaque a riqueza da diversidade linguística da Europa.

Para mais informações

Sítio Web Juvenes Translatores:

Página Facebook do concurso Juvenes Translatores

Siga a Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no Twitter: @ translatores

Informação detalhada

Data de publicação
2 de setembro de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal