Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia29 de abril de 2019Representação em Portugal1 min de leitura

Lançamento de uma linha de crédito destinada aos jovens agricultores

A Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento (BEI) lançaram uma linha de crédito de 1 000 milhões de euros destinada especificamente aos jovens agricultores.

Jovem agricultor

Em 2017, foram rejeitados 27 % dos pedidos de empréstimo apresentados aos bancos por jovens agricultores da UE, em comparação com apenas 9 % para outras explorações agrícolas.

O pacote de 1 000 milhões de euros, anunciado pelo comissário responsável pela Agricultura, Phil Hogan, e pelo vice-presidente do BEI, Andrew McDowell, tem por objetivo alargar o acesso dos agricultores da UE ao financiamento, em especial os jovens agricultores.

O programa será gerido a nível dos Estados-Membros, por bancos e sociedades de locação financeira que operam em toda a UE. Os bancos participantes devem igualar o montante autorizado pelo BEI, o que significa um potencial montante total de 2 mil milhões de euros, devendo ser dada prioridade aos jovens agricultores.

O programa colmatará muitas das insuficiências que os agricultores enfrentam atualmente:

  • Taxas de juro mais baixas;
  • Períodos mais longos, até 5 anos, antes do início do reembolso do empréstimo;
  • Períodos mais longos para o reembolso da totalidade do empréstimo (até 15 anos);
  • Maior flexibilidade, consoante as condições, para responder à volatilidade dos preços no setor agrícola, a fim de que os agricultores possam continuar a reembolsar os empréstimos em períodos difíceis (por exemplo, através de um período de suspensão do reembolso, que lhes permita não pagar os empréstimos durante alguns meses).

Em França, estão já a ser executados neste regime dois projetos-piloto, no montante de 275 milhões de euros. Estas linhas de crédito destinam-se especificamente a jovens agricultores e à atenuação das alterações climáticas.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
29 de abril de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal