A Comissão apresentou hoje a avaliação intercalar do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR), o instrumento de recuperação da UE no cerne do plano NextGenerationEU, no valor de 800 mil milhões de euros.
Com dimensão e ambição sem precedentes, o MRR foi criado em fevereiro de 2021 e tem por objetivos, por um lado, ajudar os Estados-Membros a recuperar da pandemia de COVID-19, e, por outro, reforçar a sua resiliência e tornar as nossas economias e sociedades mais ecológicas, mais digitais e mais competitivas. Em suma, preparadas para o futuro. Tem sido também vital para fazer face a desafios urgentes, como as repercussões da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia.
Nos seus planos de recuperação e resiliência (PRR), os Estados-Membros conceberam reformas e investimentos:
- em consonância com as prioridades da UE em matéria de política ecológica, digital e social, e
- adaptados para dar resposta aos desafios nacionais identificados no Semestre Europeu através das recomendações específicas por país.
A avaliação intercalar marca o meio do período de vigência do MRR e mostra de que forma o MRR cumpriu os seus objetivos até à data.
A conferência de imprensa do vice-presidente executivo Valdis Dombrovskis e do comissário Paolo Gentiloni está disponível no canal EbS.
Mais informações no comunicado de imprensa e nas duas fichas informativas aqui.
Informação detalhada
- Data de publicação
- 21 de fevereiro de 2024
- Autor/Autora
- Representação em Portugal