Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia12 de maio de 2020Representação em Portugal2 min de leitura

Meios de diagnóstico e de tratamento para o coronavírus

Oito projetos de investigação de grande escala, com vista ao desenvolvimento de meios de diagnóstico e de tratamento para o coronavírus, foram selecionados no âmbito de um convite acelerado à apresentação de propostas lançado em março pela Iniciativa...

Meios de diagnóstico

A fim de financiar um maior número de propostas de alta qualidade, a Comissão Europeia aumentou o seu compromisso para 72 milhões de euros (acima dos 45 milhões de euros inicialmente previstos), provenientes do Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE.

Um montante de 45 milhões de euros será disponibilizado pela indústria farmacêutica, pelos parceiros associados à IMI e por outras organizações envolvidas nos projetos, o que eleva o investimento total a 117 milhões de euros.

A 4 de maio, a Comissão comprometeu-se a disponibilizar 1,4 mil milhões de euros no total durante a cimeira da resposta mundial ao coronavírus, dos quais mil milhões de euros provêm do programa Horizonte 2020 e têm como objetivo o desenvolvimento de vacinas, novos tratamentos e ferramentas de diagnóstico para impedir a propagação do coronavírus.

Além disso, desde janeiro de 2020, a Comissão mobilizou um total de 352 milhões de euros no âmbito do programa Horizonte 2020. Tal inclui, entre outros, 48,2 milhões de euros adjudicados a 18 projetos de investigação que começaram a trabalhar em preparação e resposta a surtos, testes de diagnóstico rápido no local de prestação de cuidados, novos tratamentos e novas vacinas.

Dos oito projetos financiados pela IMI, cinco centram-se no diagnóstico e três no tratamento. Os que irão trabalhar em ferramentas de diagnóstico procurarão desenvolver dispositivos que possam ser utilizados em qualquer lugar, como nos consultórios ou no próprio domicílio do doente, e produzir resultados rápidos, em 14 a 40 minutos. Os outros projetos, que se centram no desenvolvimento de tratamentos, estarão direcionados para o atual surto de coronavírus, ao mesmo tempo que dão passos fundamentais de preparação para surtos futuros.

No total, estes projetos abrangem 94 organizações, como universidades, organizações de investigação, empresas e organismos públicos. É igualmente de assinalar a participação de pequenas e médias empresas (PME), que representam mais de 20 % dos participantes e receberão 17 % do orçamento.

A lista dos projetos selecionados para financiamento, pendentes da conclusão bem sucedida das convenções de subvenção com a IMI.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
12 de maio de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal