Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia31 de março de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

NextGenerationEU: desembolsos no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência atingem os 150 mil milhões de euros

NextGenerationEU

Com o pagamento hoje efetuado de 6 mil milhões de euros à Espanha, a Comissão já desembolsou mais de 150 mil milhões de euros aos Estados-Membros ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR). Trata-se de um marco importante na execução do MRR, o principal instrumento no cerne do plano de recuperação para a Europa NextGenerationEU, com um valor de 800 mil milhões de euros.

Em pouco mais de dois anos de existência, o MRR tem impulsionado reformas e investimentos que são motores da transformação a nível nacional, acelerando as transições ecológica e digital e aumentando a resiliência global da União. Com a prossecução da execução do MRR, a Comissão lançou hoje um mapa interativo que mostra os projetos apoiados pelo MRR e que estão a ser executados no terreno pelos Estados-Membros.

O mapa ajudará a aumentar a transparência do funcionamento do MRR e do seu impacto tangível para os cidadãos, as empresas e a sociedade civil da UE. O mapa ajudará os utilizadores a conhecer mais de 100 reformas que os Estados-Membros implementaram ou estão a implementar no âmbito dos seus planos de recuperação e resiliência, como a introdução, por parte de Espanha, de um novo imposto sobre as embalagens de plástico de utilização única, a simplificação dos procedimentos de licenciamento para a implantação de energias renováveis na Grécia ou uma reforma anticorrupção na Croácia.

O mesmo se aplica aos mais de 250 investimentos atualmente incluídos no mapa, como o lançamento do procedimento de contratação para o sistema de transportes em Riga, na Letónia ou a conclusão das obras de recuperação de bairros na Eslovénia. O mapa será atualizado regularmente, à medida que progride a execução dos planos nacionais de recuperação e resiliência.

Mais informações no comunicado de imprensa.

Informação detalhada

Data de publicação
31 de março de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal