Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia15 de setembro de 2021Representação em Portugal4 min de leitura

Novo Bauhaus Europeu: novas ações e financiamento para conciliar sustentabilidade, estilo e inclusão

A Comissão adotou hoje uma comunicação na qual define o conceito do Novo Bauhaus Europeu. O projeto, que inclui uma série de ações e possibilidades de financiamento, visa acelerar a transformação de vários setores económicos, como os da construção e...

Novo Bauhaus Europeu

Novo Bauhaus Europeu introduz uma dimensão cultural e criativa no Pacto Ecológico Europeu a fim de demonstrar de que modo a inovação sustentável se pode traduzir, no nosso dia a dia, em experiências concretas e positivas.

Em termos de financiamento serão disponibilizados, em 2021-2022, a título de programas da UE, 85 milhões de euros destinados a projetos a realizar no âmbito Novo Bauhaus Europeu. Muitos outros programas da UE integrarão o Novo Bauhaus Europeu como elemento de contexto ou prioritário, sem um orçamento específico predefinido.

O financiamento provirá de diferentes programas da UE, incluindo o Horizonte Europa, um programa de investigação e inovação (e, em especial, as missões Horizonte Europa), o programa LIFE para o ambiente e a ação climática e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Além disso, a Comissão convidará igualmente os Estados-Membros a integrar os valores fundamentais do Novo Bauhaus Europeu nas respetivas estratégias de desenvolvimento territorial e socioeconómico e a mobilizar os elementos pertinentes dos seus planos de recuperação e resiliência, bem como dos programas relacionados com a política de coesão, a fim de criar um futuro melhor para todos.

A Comissão fundará um laboratório do Novo Bauhaus Europeu, um grupo de reflexão e de ação que se destina a cocriar, desenvolver protótipos e testar ferramentas, soluções e ações que permitirão facilitar a transformação no terreno. O laboratório retomará o espírito colaborativo que está na base deste projeto a fim de harmonizar diferentes perspetivas, estabelecer ligações com a sociedade, a indústria e a política e entre os cidadãos e inventar novas formas de criação conjunta.

A comunicação inspira-se nos contributos recebidos durante a fase de conceção conjunta, que decorreu de janeiro a julho, e durante a qual a Comissão recebeu mais de 2000 contribuições de toda a Europa e de outras partes do mundo.

Promover um movimento em crescimento

Em janeiro de 2021 foi lançada uma fase de conceção conjunta cujo intuito é identificar e promover uma reflexão sobre soluções estéticas, sustentáveis e inclusivas para os nossos espaços de vida e contribuir para a realização dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu. Durante a primeira fase de desenvolvimento, todos os cidadãos foram convidados a participar num debate a fim de repensar a forma como vivemos juntos. Esta troca de ideias contribuiu para dar corpo à Comunicação sobre o Novo Bauhaus Europeu hoje apresentada.

A criação conjunta continua a ser um exercício essencial que deverá evoluir em função dos primeiros resultados concretos, através da avaliação e análise dos mesmos. Por conseguinte, a Comissão continuará a aprofundar ainda mais os esforços realizados juntamente com a comunidade do Novo Bauhaus Europeu, que é constituída por um numero cada vez maior de indivíduos, organizações e autoridades empenhados.

O movimento inspira-se também nos locais e projetos estéticos, sustentáveis e inclusivos que existem já na Europa. A primeira edição do concurso Novo Bauhaus Europeu celebra estas realizações, atribuindo prémios em dez categorias, que vão dos «produtos e estilo de vida», a «reinvenção dos locais de encontro e partilha». A vertente «estrelas em ascensão do Novo Bauhaus Europeu», aberta exclusivamente à participação dos jovens com menos de trinta anos, apoia e incita a nova geração a continuar a desenvolver ideias e conceitos inovadores. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em 16 de setembro.

Vários membros do Colégio de Comissários manifestaram a sua opinião sobre este tema:

A presidente da Comissão,Ursula von der Leyen, declarou o seguinte:

«O Novo Bauhaus Europeu combina a grande visão do Pacto Ecológico Europeu com mudanças concretas no terreno: mudanças que contribuam para tornar o nosso quotidiano mais aprazível e que as pessoas possam ver e sentir nos edifícios e espaços públicos, bem como artigos de moda ou mobiliário. O Novo Bauhaus Europeu visa criar um novo estilo de vida que combine sustentabilidade e design de qualidade, que exija menos carbono e que seja inclusivo e acessível para todos.»

Segundo a comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel: «Ao criar pontes entre ciência e inovação e arte e cultura e ao adotar uma abordagem holística, o Novo Bauhaus Europeu desenvolverá soluções não só sustentáveis e inovadoras mas também acessíveis e enriquecedoras para todos».

A comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, afirmou por sua vez: «Graças à sua abordagem transdisciplinar e participativa, o Novo Bauhaus Europeu contribui para reforçar o papel das autoridades locais e regionais, das indústrias, dos inovadores e das mentes criativas que colaboram entre si a fim de melhorar a nossa qualidade de vida. A política de coesão transformará ideias novas em ações locais.»

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Comunicação sobre o Novo Bauhaus Europeu

Anexo 1 — Relatório sobre a fase de conceção conjunta

Anexo 2 — Mobilizar programas da UE

Anexo 3 — O ecossistema do Novo Bauhaus Europeu

Perguntas e respostas

Sítio Web do Novo Bauhaus Europeu

Mesa redonda de alto nível

State of the Union Address by President von der Leyen

Informação detalhada

Data de publicação
15 de setembro de 2021
Autor/Autora
Representação em Portugal