Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia6 de setembro de 2023Representação em Portugal

Novo Supercomputador Europeu inaugurado em Portugal

Deucalion supercomputador

Esta tarde, a Comissão e a Empresa Comum para a Computação Europeia de Alto Desempenho (EuroHPC), juntamente com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e a Fundação Portuguesa para a Ciência e a Tecnologia, inaugurarão o «Deucalion», o mais recente supercomputador da EuroHPC. O «Deucalion» está situado no Campus de Azurém, em Guimarães. O novo sistema de craveira mundial será utilizado para fazer avançar a investigação e o desenvolvimento em domínios como as tecnologias energeticamente eficientes, as previsões meteorológicas e a investigação marítima e oceânica. Ajudará igualmente a desenvolver aplicações industriais na descoberta de medicamentos, na conceção de novos materiais, na neurociência, nos sistemas energéticos respeitadores do clima e noutros domínios.

O Deucalion, o sétimo supercomputador da EuroHPC instalado na União Europeia, é o recurso computacional mais potente e avançado em Portugal. Representa um investimento de 20 milhões de euros, dos quais 7 milhões de euros de financiamento da UE, e tem um pico de desempenho de 10 Petaflops, ou seja, 10 mil biliões de cálculos por segundo. Além disso, representa uma arquitetura única na Europa, proporcionando aos utilizadores europeus acesso a uma conceção pioneira que complementará e enriquecerá o conjunto diversificado de arquiteturas de computação disponibilizadas pelos sistemas EuroHPC.

O Deucalion junta-se aos supercomputadores existentes da Empresa Comum EuroHPC já em funcionamento: Discoverer na Bulgária, MeluXina no Luxemburgo, Vega na Eslovénia, Karolina na Chéquia, LEONARDO em Itália e LUMI na Finlândia. Ao Deucalion seguir-se à em breve o terceiro supercomputador europeu à pre-exaescala, o MareNostrum5, em Espanha, que será inaugurado no outono. Mais informações no comunicado de imprensa da Empresa Comum EuroHPC.

Informação detalhada

Data de publicação
6 de setembro de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal