Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia22 de outubro de 2020Representação em Portugal

O que os portugueses pensam sobre o futuro da UE: Sofia Colares Alves conversa com os vencedores do Hackathon #SOTEU no podcast #AEuropaaos70

Estreia hoje, 22 de outubro, o décimo e último episódio da primeira temporada do podcast «A Europa aos 70» - #AEuropaaos70 - da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com uma conversa sobre o estado da União Europeia com os vencedores da...

A Europa aos 70

O episódio está disponível em vídeo na conta da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e em áudio nas plataformas de podcast.

Nuno Heitor (em representação da equipa vencedora Primo Vere - Beatriz Capão, Sofia Grilo e Nuno Heitor), Tiago Cunha (em representação da equipa que ficou em segundo lugar Beauties and the Beast - Tiago Cunha, Laura Lisboa, Maria Leonor Carapuço, Ana Beatriz Basílio, Margarida Magalhães) e Ricardo Duque Gabriel (que participou individualmente e ficou em terceiro lugar) são os protagonistas desta conversa com Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal.

Pautada pelos temas sugeridos pelos discursos alternativos que desenvolveram durante o Hackathon #SOTEU, os três jovens analisaram alguns dos maiores desafios e oportunidades atuais da União Europeia, com especial destaque para os temas da migração, do papel geopolítico da União Europeia e da necessidade de ter unanimidade nas decisões relacionadas com a Política Externa, o orçamento europeu, a participação dos cidadãos, nomeadamente dos jovens, e o aumento e os riscos da desinformação. Partilharam a sua análise sobre a dupla transição – a ecológica e a digital – rumo a um novo modelo económico que é a maior prioridade da Comissão Europeia, nomeadamente no #NextGenerationEU o instrumento para apoiar a recuperação para a atual crise.

Sofia Colares Alves respondeu a questões dos jovens portugueses que analisaram e aprofundaram algumas das propostas do discurso sobre o Estado da União Europeia proferido pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a 16 de setembro, agora traduzido no programa de trabalho para 2021, que visa tornar a Europa mais saudável, mais justa e mais próspera, acelerando, ao mesmo tempo, a sua transformação a longo prazo numa economia mais verde e preparada para a era digital.

Uma conversa a ver e ouvir na íntegra no canal da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e disponível nas plataformas de podcast.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
22 de outubro de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal