Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Ficha informativa11 de março de 2020Representação em Portugal1 min de leitura

Os trabalhadores da UE estão a roubar os postos de trabalho aos trabalhadores nacionais? MITO!

A livre circulação dos trabalhadores colmata as lacunas em termos de competências e proporciona uma valiosa contribuição para a economia europeia. Graças à livre circulação dos trabalhadores, qualquer pessoa, a partir de qualquer país da UE, poderá...

A liberdade de circulação é uma oportunidade para TODOS, em função da sua situação pessoal e das suas competências e planos de carreira, e não apenas para os países da UE menos favorecidos.

Sabia que?
» Em 2015, de uma população de mais de 500 milhões, pouco menos de 11,3 milhões (3,7 %) dos cidadãos da UE em idade ativa (20-64) residiam noutro Estado-Membro que não o seu país de origem?

» Quanto a cidadãos da UE a residir noutro Estado-Membro, sabia que os cidadãos polacos estão entre as 5 principais nacionalidades de estrangeiros em 10 Estados-Membros? Os alemães ficam em 9.º lugar e os italianos e os romenos em 8.º lugar.

» Existem 1,3 milhões de trabalhadores transfronteiriços na UE, representando 0,6% do emprego total da UE.

» A lista dos países com as maiores quotas de trabalhadores da UE em 2015, são o Luxemburgo (43 %), Chipre (15 %), a Irlanda (10 %) e a Bélgica (9 %).

» Em cooperação com os Estados-Membros, a União Europeia gere a plataforma EURES, que fornece informações, serviços de aconselhamento e estabelece a correspondência entre oferta e procura de emprego.

Informação detalhada

Data de publicação
11 de março de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal