Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia12 de maio de 2021Representação em Portugal6 min de leitura

Pacto Ecológico Europeu: Comissão quer poluição zero no ar, na água e no solo

A Comissão Europeia adotou hoje o Plano de ação da UE: Rumo à poluição zero no ar, na água e no solo – um dos principais resultados do Pacto Ecológico Europeu e o tema principal da edição deste ano da Semana Verde da UE.

Pacto Ecológico Europeu

O plano apresenta uma visão integrada para 2050 – um mundo onde a poluição ficou reduzida a níveis que já não são prejudiciais para a saúde humana nem para os ecossistemas naturais – e o caminho a seguir para a concretizar. Reúne todas as políticas da União com impacto no combate e na prevenção da poluição, pondo uma tónica especial no recurso às soluções digitais. Estão previstas revisões da legislação europeia neste domínio para identificar as lacunas remanescentes e as situações em que é necessário melhorar a aplicação para dar cumprimento às obrigações jurídicas.

Frans Timmermans, vice-presidente executivo do Pacto Ecológico Europeu, afirmou: «O Pacto Ecológico visa construir um planeta saudável para todos. Precisamos de agir agora e já para garantir um ambiente sem substâncias tóxicas, a bem das pessoas e do planeta. Este plano guiar-nos-á nesse sentido. As novas tecnologias verdes já disponíveis podem ajudar a reduzir a poluição e oferecer novas oportunidades de negócio. Os esforços da Europa para reconstruir a economia em moldes mais limpos, mais justos e mais sustentáveis também devem contribuir para alcançar a ambição de poluição zero.»

O comissário do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, declarou, por sua vez: «A poluição ambiental afeta negativamente a nossa saúde, em particular os grupos mais vulneráveis e socialmente desfavorecidos, sendo também um dos principais motores da perda de biodiversidade. Hoje em dia, é mais premente do que nunca a necessidade de a UE liderar a luta mundial contra a poluição. Com o Plano de Ação Poluição Zero, criaremos um ambiente de vida saudável para os europeus, contribuiremos para uma retoma resiliente e fomentaremos a transição para uma economia limpa, circular e climaticamente neutra.»

A fim de orientar a UE para o objetivo de um planeta saudável para gente saudável no horizonte 2050, o plano de ação estabelece metas fundamentais para 2030 no atinente à redução da poluição na fonte, em comparação com a situação atual, nomeadamente:

  • melhorar a qualidade do ar para reduzir em 55 % o número de mortes prematuras causadas pela poluição atmosférica
  • melhorar a qualidade da água reduzindo a produção de lixo, os resíduos de plástico libertados no mar (em 50 %) e os microplásticos libertados no ambiente (em 30 %)
  • melhorar a qualidade dos solos, reduzindo para metade as perdas de nutrientes e a utilização de pesticidas químicos
  • reduzir em 25 % os ecossistemas da UE onde a poluição atmosférica ameaça a biodiversidade
  • reduzir em 30 % o número de pessoas com perturbações crónicas causadas pelo ruído dos transportes
  • reduzir significativamente a produção de resíduos e diminuir para metade a produção de resíduos urbanos finais

O plano delineia uma série de iniciativas e de ações emblemáticas, incluindo:

  • o reforço do alinhamento das normas de qualidade do ar pelas recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde
  • a revisão das normas de qualidade da água, inclusive nos rios e nos mares da União
  • a redução da poluição do solo e o reforço da sua regeneração
  • a revisão de boa parte da legislação da UE em matéria de resíduos, a fim de a adaptar aos princípios da economia limpa e circular
  • a promoção da poluição zero ao nível da produção e do consumo
  • a apresentação de um painel de avaliação do desempenho ecológico das regiões da UE para promover a poluição zero em todo o território
  • a redução das desigualdades no domínio da saúde decorrentes do facto de os efeitos nocivos da poluição na saúde recaírem hoje em dia de forma desproporcionada sobre as pessoas mais vulneráveis
  • a redução da pegada de poluição externa da UE, restringindo a exportação de produtos e de resíduos com impacto nocivo e tóxico para países terceiros
  • o lançamento de laboratórios vivos em prol de soluções digitais ecológicas e da poluição zero inteligente
  • a consolidação dos Centros de conhecimento da UE para a poluição zero e a congregação das partes interessadas na Plataforma das partes interessadas para a poluição zero
  • o reforço da aplicação do objetivo de poluição zero em conjunto com as autoridades ambientais e outras autoridades responsáveis pela aplicação da lei

A par da Estratégia para a Sustentabilidade dos Produtos Químicos adotada no ano passado, o plano de ação dá expressão concreta à ambição da UE de atingir um nível de poluição zero para um ambiente sem substâncias tóxicas. Concomitante com os objetivos da União em matéria de neutralidade climática, saúde, biodiversidade e eficiência na utilização dos recursos, o plano está alicerçado em iniciativas nos domínios da energia, da indústria, da mobilidade, da alimentação, da economia circular e da agricultura.

A edição deste ano da Semana Verde da UE, o maior evento anual no domínio da política ambiental, decorrerá entre 1 e 4 de junho e dará a oportunidade aos cidadãos de toda a União de debater as inúmeras vertentes da poluição zero na principal conferência em Bruxelas, em linha e em mais de 600 eventos associados.

Contexto

A poluição é a principal causa ambiental de numerosas doenças mentais e físicas e de mortes prematuras, em particular entre as crianças, as pessoas que sofrem de determinadas patologias e os idosos. As pessoas que vivem em zonas mais desfavorecidas residem amiúde perto de locais contaminados ou em zonas de tráfego intenso. Um ambiente sem substâncias tóxicas é também crucial para proteger a biodiversidade e os ecossistemas, uma vez que a poluição é uma das principais razões para a perda de biodiversidade, reduzindo a capacidade dos ecossistemas para prestarem serviços como o sequestro de carbono e a descontaminação do ar e da água.

Segundo um relatório recente da AEA sobre a saúde e o ambiente, anualmente mais de 400 000 mortes prematuras (incluindo de cancro) na UE devem-se à poluição atmosférica, enquanto 48 000 casos de doenças cardíacas isquémicas e 6,5 milhões de casos de perturbações crónicas do sono são atribuídos ao ruído, sem contar com outras doenças atribuíveis a ambos os fatores.

A UE já definiu numerosas metas relacionadas com a poluição. A legislação em vigor em matéria de ar, água, mar e ruído estabelece objetivos para a qualidade ambiental, sendo inúmeras as leis que abordam as fontes de poluição. Além disso, a Comissão anunciou um conjunto de metas globais para a redução das perdas de nutrientes e dos pesticidas na Estratégia do Prado ao Prato e na Estratégia de Biodiversidade, a fim de contribuir para a consecução dos nossos objetivos em matéria de biodiversidade.

Para mais informações

Comunicação – Plano de ação da UE: Rumo à poluição zero no ar, na água e no solo

Perguntas e respostas sobre o Plano de ação da UE: Rumo à poluição zero no ar, na água e no solo

Ficha de informação sobre «2050: um planeta saudável para todos»

Documento de trabalho dos serviços da Comissão: Soluções digitais para uma estratégia de poluição zero

Documento de trabalho dos serviços da Comissão: «Rumo a um quadro de acompanhamento e de prospetiva para a ambição de poluição zero»

Página Web do Plano de Ação Poluição Zero

Semana Verde da UE de 2021, consagrada ao tema da poluição zero

Informação detalhada

Data de publicação
12 de maio de 2021
Autor/Autora
Representação em Portugal