Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia17 de junho de 2019Representação em Portugal4 min de leitura

Painel Europeu da Inovação 2019

O Painel Europeu da Inovação e o Painel Regional da Inovação 2019 publicados pela Comissão Europeia, revelam que o desempenho da UE em matéria de inovação tem vindo a melhorar desde há quatro anos consecutivos.

Painel Europeu da Inovação 2019

A Europa precisa de aprofundar a sua capacidade de inovação para competir nos mercados mundiais e manter e melhorar o modo de vida europeu, tal como solicitado pelo Conselho Europeu, em junho de 2018 e março de 2019. Por esse motivo, a Comissão Juncker definiu um novo nível de ambição para a UE e os seus Estados-Membros e regiões e propôs o Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação mais ambicioso de sempre. A UE manter-se-á assim na vanguarda da investigação e da inovação a nível mundial.

Pela primeira vez, a inovação na Europa supera a dos Estados Unidos. No entanto, a UE continua a perder terreno em relação ao Japão e à Coreia do Sul, e a China está a aproximar-se rapidamente.

Os dados complementam as recentes recomendações específicas por país (REP) da Comissão, no âmbito do Semestre Europeu, que destacam o papel da investigação e da inovação e incluem recomendações para incentivar o aumento da produtividade e da competitividade.

Painel Europeu da Inovação 2019: principais resultados

  • Com base na sua pontuação, os países da UE dividem-se em quatro grupos: líderes da inovação, grandes inovadores, inovadores moderados e inovadores modestos. A Suécia é a líder da inovação da UE em 2019, seguida da Finlândia, da Dinamarca e dos Países Baixos. O Reino Unido e o Luxemburgo desceram do grupo de proa dos líderes da inovação para o grupo dos grandes inovadores, ao passo que a Estónia entrou pela primeira vez no grupo dos grandes inovadores.
  • Em média, o desempenho da UE em matéria de inovação progrediu 8,8 % desde 2011. Desde 2011, o desempenho em matéria de inovação melhorou em 25 países da UE. Esta melhoria do desempenho foi mais notória na Lituânia, na Grécia, na Letónia, em Malta, no Reino Unido, na Estónia e nos Países Baixos, tendo a diminuição sido mais acentuada na Roménia e na Eslovénia.
  • A nível mundial, a UE ultrapassou os Estados Unidos. A liderança da UE em relação ao Brasil, à Índia, à Rússia e à África do Sul continua a ser considerável. A China, contudo, está a recuperar de forma três vezes mais rápida do que o crescimento do desempenho da UE em matéria de inovação. Relativamente ao Japão e à Coreia do Sul, a UE tem vindo a perder terreno.
  • Os líderes da UE por áreas específicas de inovação são: Dinamarca - recursos humanos e condições propícias à inovação; Luxemburgo - sistemas de investigação atrativos; França - financiamento e apoio; Alemanha - investimentos das empresas; Portugal - PME inovadoras; Áustria - ligações; Malta - ativos intelectuais; Irlanda - repercussões no emprego e nas vendas.

Painel Regional da Inovação 2019: principais resultados
O Painel 2019 é acompanhado pelo Painel Regional da Inovação. Apresenta uma avaliação comparativa do desempenho dos sistemas de inovação em 238 regiões de 23 Estados-Membros da UE, estando Chipre, a Estónia, a Letónia, o Luxemburgo e Malta incluídos no nível nacional. Além disso, o Painel Regional da Inovação também abrange regiões da Noruega, da Sérvia e da Suíça.

As regiões mais inovadoras da UE são Helsínquia-Uusimaa, na Finlândia, seguida de Estocolmo, na Suécia, e Hovedstaden, na Dinamarca. Em relação a 159 regiões, o desempenho aumentou no período de observação de nove anos. O Painel Regional da Inovação deste ano demonstra uma forte convergência no desempenho regional, com uma diluição das diferenças de desempenho entre as regiões.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
17 de junho de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal