Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia20 de março de 2023Representação em Portugal

Pescas: UE e Noruega assinam três acordos bilaterais

pesca peixe animais

Na sexta-feira passada, a UE e a Noruega assinaram três acordos bilaterais, incluindo a fixação de quotas no Skagerrak e no Kattegat, a troca de quotas entre as duas partes e o acesso recíproco dos pescadores às águas.

A UE e a Noruega tomaram decisões importantes no sentido de limitar significativamente as capturas de arenque no Skagerrak e no Mar do Norte, a fim de proteger a unidade populacional de arenque do Báltico Ocidental. No entanto, as quotas das partes permanecem inalteradas. O acesso recíproco para as unidades populacionais geridas conjuntamente no Mar do Norte diminuirá ligeiramente.

A UE terá acesso a capturas até 85 % das unidades populacionais pelágicas incluídas na quota da Noruega para o arenque atlanto-escandinavo. Ao mesmo tempo, a Noruega obtém acesso às águas da União para pescar 150 000 toneladas de verdinho. A UE e a Noruega aproveitaram igualmente a oportunidade para assegurar um equilíbrio ambicioso das trocas de possibilidades de pesca. Entre outras unidades populacionais, a UE receberá 9 150 toneladas de bacalhau-do-ártico para 2023, transferindo simultaneamente 74 000 toneladas de verdinho para a Noruega. As partes assinaram igualmente o acordo ao abrigo do qual a Noruega atribui anualmente possibilidades de pesca à Suécia nas águas norueguesas do Mar do Norte.

Mais informações neste sítio Web.

Informação detalhada

Data de publicação
20 de março de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal