Mais de 60 peritos participaram no evento, incluindo altos representantes dos governos regionais e das câmaras de comércio dos Açores e da Madeira, instituições financeiras, empresários, entre outros participantes das regiões e do continente.
A sessão de informação centrou-se nas possibilidades de financiamento do investimento nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, bem como das restantes regiões ultraperiféricas (RUPs) da União Europeia.
A sessão contou com a presença de Paula Duarte Gaspar, Chefe de Unidade das Regiões Ultraperiféricas (Direção-Geral da Política Regional). Foi apresentado o estudo «Avaliar o potencial de Plataformas de Investimento apoiadas pelo Plano Juncker nas Regiões Ultraperiféricas » (PT, EN) por Alain Kauffmann, conselheiro financeiro do Banco Europeu de Investimento. A moderação do debate ficou a cargo da Representação da Comissão Europeia em Portugal, por Catarina Dantas Machado, conselheira económica.
Seguiu-se um debate com os participantes em que foram recebidas reações ao estudo e às propostas nele apresentadas para aumentar a utilização do Plano Juncker nas RUPs. Foram ainda recolhidos contributos no âmbito da política regional e do atual debate sobre as próximas perspetivas financeiras multianuais da União Europeia.
O estudo referido for realizado pela Plataforma Europeia de Aconselhamento ao Investimento, uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Banco Europeu de Investimento, parte integrante do segundo pilar do Plano de Investimento para a Europa.
- Programa do evento
Contexto:
Na conferência anual das Regiões Ultraperiféricas (RUPs) que teve lugar em Gran Canaria no passado dia 23 de novembro, com as nove regiões europeias, a Comissária responsável pela Política Regional, Corina Crețu, mostra que a UE cumpriu os seus compromissos de ajudar estas regiões a colher os benefícios da globalização.
A Comissão Europeia apresentou uma série de iniciativas para ajudar as regiões ultraperiféricas a expressarem plenamente o seu potencial, um ano após o lançamento da nova estratégia da UE para estas regiões.
As novas iniciativas, que visam promover a inovação, a economia circular e o crescimento azul nas regiões ultraperiféricas, constituem o corolário da atenção dada às necessidades específicas destas regiões nas propostas da Comissão apresentadas no âmbito do próximo orçamento de longo prazo da Europa para 2021-2027.
Da política de coesão aos investimentos europeus, são 21 as propostas setoriais no âmbito do próximo orçamento da UE que respondem às características específicas das regiões ultraperiféricas, traduzindo em termos financeiros a especial atenção que a Comissão Juncker atribui a estas regiões.
A Comissão está empenhada em melhorar o acesso das RUPs ao Plano Juncker. Com mais de 2,2 mil milhões de EUR de investimento adicional mobilizado pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) nas regiões ultraperiféricas, o Plano Juncker confirma a sua forte ancoragem ultramarina.
Neste contexto, a Plataforma Europeia de Aconselhamento ao Investimento (plataforma Hub) desenvolveu igualmente pistas de intervenção para melhorar o acesso ao financiamento por parte das empresas nestas regiões. As regiões são convidadas a refletir sobre os instrumentos financeiros mais eficazes para responder às suas necessidades e a plataforma Hub estará lá para as acompanhar na sua execução.
Destaca-se também uma nova ação de coordenação e apoio financiada pela UE para promover a investigação e a inovação nestas regiões. Em conformidade com os compromissos da nova estratégia, a Comissão lançou o projeto FORWARD, com uma dotação de 4,3 milhões de EUR do programa Horizonte 2020 para apoiar a inovação nestas regiões. 24 parceiros das nove regiões (governos, universidades ou agências de desenvolvimento) irão analisar em conjunto os seus sistemas de inovação e mobilizar os agentes locais, incluindo a indústria, para os envolver em estratégias de inovação baseadas nos seus atributos específicos e apoiadas pela política de coesão. Procurarão igualmente reforçar os laços entre as suas regiões e as redes europeias ou internacionais de inovação, a fim de aumentar a sua participação no futuro programa de investigação Horizonte Europa.
O lugar das regiões ultraperiféricas nos programas do próximo orçamento da UE e as iniciativas supramencionadas complementam o diálogo direto e constante entre a Comissão Juncker e estas nove regiões. São um símbolo de uma parceria cada vez mais estreita a todos os níveis e do apoio a longo prazo que a Comissão dá à inovação e ao desenvolvimento sustentável.
Ligações úteis:
- Plano de Investimento para a Europa
- Plataforma Europeia de Aconselhamento ao Investimento
- Portal Europeu de Projetos de Investimento
- Estudo da Plataforma Europeia de Aconselhamento ao Investimento - (EN)
- Conferência Regiões Ultra-periféricas, Gran Canaria 2018
- Programa InvestEU
- Direção-Geral de Política Regional
- Banco Europeu de Investimento(link is external)
Informação detalhada
- Data de publicação
- 31 de janeiro de 2019
- Autor/Autora
- Representação em Portugal