Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia18 de janeiro de 2021Representação em Portugal

Política de coesão da UE: 60 milhões de euros para transportes públicos limpos e eficientes em Coimbra

A Comissão Europeia aprovou um investimento de 60 milhões de euros do Fundo de Coesão para adaptar o antigo ramal ferroviário da Lousã à circulação de autocarros elétricos que ligarão os municípios de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã até à vila de...

green

A nova linha facilitará igualmente a ligação do centro de Coimbra e da zona do hospital e da universidade, na parte norte da cidade, às zonas periféricas a sudeste.

Estima-se que 13 milhões de passageiros venham a utilizar anualmente o novo sistema de transportes, pelo que o projeto contribuirá para reduzir o congestionamento, o ruído associado ao tráfego e as emissões de carbono e de gases com efeito de estufa. A comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, declarou: «Este projeto proporcionará aos cidadãos de Coimbra e da região de Coimbra os serviços de transporte que merecem: limpos, seguros e eficientes. Oferecerá um serviço de transporte público mais atraente, que reduzirá os tempos de viagem e a poluição, e melhorará o conforto e a qualidade do ar.»

Os novos autocarros estarão integrados num sistema multimodal com um título único de transporte, o que tornará o seu uso mais atraente. Prevê-se que o projeto esteja operacional no início de 2024. Sendo 2021 o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, haverá muitas melhorias nos transportes regionais e locais. Para mais informações sobre os investimentos financiados pela UE em Portugal, consultar a plataforma de dados abertos.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
18 de janeiro de 2021
Autor/Autora
Representação em Portugal